Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Argentina reforça biossegurança em fronteira para impedir entrada da influenza aviária

 Vários países da América do Sul já emitiram alerta sanitário

Argentina reforça biossegurança em fronteira para impedir entrada da influenza aviária

O vice-presidente do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), Rodolfo Acerbi, especificou algumas das medidas de biossegurança no país para evitar a entrada da gripe aviária, dentre elas o reforço nas fronteiras.

“Estamos trabalhando para reforçar a fronteira norte com Paraguai e Uruguai, na conscientização da população, na vigilância epidemiológica, na detecção precoce, na articulação com as províncias e em transmitir uma mensagem unificada a nível nacional procurando evitar a entrada da doença no país”, afirmou em reunião realizada online com autoridades provinciais de Agricultura e Pecuária de organismos públicos e privados vinculados à cadeia avícola, informou a agência em comunicado.

Até o momento, a Argentina não registra a presença da gripe aviária. Ainda assim, o país mantém alerta sanitário preventivo por causa da notificação de casos na América do Norte e em países vizinhos como Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Nesse sentido, a agência também pretende se reunir ainda com representantes dos parques nacionais e fauna silvestre.

Durante o encontro, Acerbi também pediu que os participantes estejam atentos à detecção precoce da doença e, se necessário, que façam a notificação de casos suspeitos o maior rápido possível.