Alltech AI
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Receita

Arroz biryani com frango em uma panela só

Tradicionalmente, este prato indiano é preparado em etapas. Confira.

Redação com informações de Panelinha
06-Mai-2022 09:09

INGREDIENTES

  • 3 sobrecoxas de frango desossadas e sem pele (cerca de 450 g)
  • 1½ xícara (chá) de arroz
  • 2 tomates maduros
  • 1 cebola
  • 3 xícaras (chá) de água fervente
  • 1½ colher (sopa) de óleo
  • 2 colheres (chá) de garam masala
  • 2 bagas de cardamomo
  • 2 folhas de louro
  • sal a gosto
  • ½ xícara (chá) de uvas-passas brancas
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (chá) de cúrcuma
  • castanha-de-caju torrada e picada a gosto para servir
  • folhas de coentro a gosto para servir

,
arroz com frango

MODO DE PREPARO

Corte as sobrecoxas de frango em cubos de cerca de 2 cm — não se preocupe em cortar cubos perfeitos, mas os pedaços precisam ser uniformes para cozinhar por igual. Transfira para uma tigela e tempere com o garam masala e ½ colher (chá) de sal. Mantenha o frango em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes — se ele estiver gelado na hora de ir para a panela, vai soltar água e cozinhar no vapor em vez de dourar.

Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubos de 0,5 cm. Descasque e pique fino a cebola. 

Coloque as bagas de cardamomo no pilão e dê uma batida leve com o socador apenas para abrir. Descarte a casca e bata bem as sementes para triturar. Leve uma chaleira com um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio para ferver.

Leve uma frigideira grande de borda alta ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (chá) de óleo e acrescente a metade dos cubos de frango. Deixe dourar por cerca de 2 minutos e vire com uma pinça para dourar por igual. Transfira o frango dourado para uma tigela e repita o processo com o restante — nem precisa regar a panela com mais óleo, pois a sobrecoxa libera um pouco de gordura ao preparo.

Mantenha a frigideira em fogo médio, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até começar a dourar. Junte o tomate, o cardamomo moído, as folhas de louro e tempere com mais uma pitada de sal. Deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, amassando os pedaços de tomate de vez em quando com a espátula para que se desmanchem.

Regue a frigideira com 1 colher (sopa) de óleo, acrescente o arroz, tempere com 1 colher (chá) de sal e misture bem para incorporar os sabores do refogado. Volte o frango para a panela e misture ao arroz. 

Meça 3 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz; misture bem com a espátula para absorver o sabor do refogado e aumente o fogo. Assim que ferver, abaixe o fogo e tampe parcialmente a frigideira. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até a água secar. Enquanto isso, prepare a cebola frita da finalização.

Assim que a água do arroz secar, desligue o fogo e distribua as uvas-passas sobre o arroz. Tampe a frigideira e deixe descansar por 5 minutos para o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor e as uvas-passas aquecerem.
Enquanto isso, coloque a manteiga numa tigela pequena que possa ir ao micro-ondas e leve para rodar por 30 segundos, até derreter. Misture a cúrcuma e reserve.

Solte os grãos de arroz com um garfo, misturando delicadamente as uvas-passas. Transfira para uma travessa e regue com um pouco da manteiga de cúrcuma. Disponha a cebola frita sobre o arroz, polvilhe com as castanhas picadas e salpique folhas de coentro. Sirva a seguir.

Para a cebola frita
 
INGREDIENTES

  • 2 cebolas
  • ? de xícara (chá) de óleo 

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as cebolas em meias-luas finas, de 0,5 cm.

Leve uma frigideira grande com o óleo ao fogo médio — a quantidade de óleo pode variar de acordo com o tamanho da frigideira, use o suficiente para cobrir bem o fundo. Forre uma travessa com papel-toalha.

Assim que o óleo aquecer, acrescente a metade das cebolas fatiadas e deixe fritar por 5 minutos, até dourar — não coloque toda a cebola de uma só vez, pois algumas vão queimar e outras ficarão brancas. Mexa de vez em quando com uma escumadeira para não queimar.

Atenção: assim que a maioria das fatias dourar, transfira a cebola frita para a travessa forrada com papel-toalha. Em poucos segundos a cebola pode queimar! Repita o processo com a outra metade.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade