Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

As temperaturas para criação de frangos de cortes - por Valmor Ceratto

O que é real e o que é utopia serão abordados em artigo exclusivo. Confira!

As temperaturas para criação de frangos de cortes - por Valmor Ceratto

Ao verificar na internet sobre artigos de avicultura conforme costumo fazer semanalmente, me deparei diante desta tabela (ao lado) de sugestão de temperatura para a criação de frangos de cortes. Ao analisa-la e trazendo-a para a realidade da avicultura brasileira, percebi que é uma utopia e não adequada. Achei isso uma afronta aos conhecimentos e a realidade da avicultura nos dias de hoje. Explico porquê.

1º) Porque ela não é o ideal para a melhor performance das linhagens que temos hoje em dia nas nossas criações;

2º) Porque hoje trabalhamos com a menor variação possível de temperatura ambiente durante a criação. O ideal é que a variação não ultrapasse de 8°C. Essa tabela está sugerindo uma variação de 17°C. Isso não é bom para o bem estar animal. Não existem aviários no Brasil que se possa colocar 18°C em um alojamento de criação com 40 kg de frangos por m² e com uma temperatura externa que varia de 0°C a 40°C conforme acontece no nosso país.

3º) Porque é praticamente impossível manter uma temperatura de 18 a 21°C para aves de idade acima de 36 dias em um país tropical. E acima de tudo a performance das aves fica comprometida com uma temperatura dessas. É muito frio para elas, pois se a temperatura é de 20°C por exemplo e temos que dar uma ventilação de 2,5m/s, a sensação térmica fica em torno de 15°C. Com isso o frango sente muito frio, fica amontoado, agachado e não consome ração e agua adequadamente, agravando sua performance e com certeza deixando-os susceptível a doenças respiratórias;

4º) Além de não ser possível dar a temperatura sugerida pela tabela acima para aves de 36 dias, não é produtivo fazer isso pois, a resposta para os resultados zootécnicos das aves é melhor com uma temperatura entre 24 a 26ºC. Aves não gostam de frio, se aglomeram e não desenvolvem adequadamente.

5°) Quando se fala em temperatura, temos que relacionar a velocidade do ar, pois para o frango o mais importante é a sensação térmica. Sabemos que temperatura e sensação térmica são diretamente relacionadas. Quanto maior é a ventilação, menor será os graus de sensação térmica.

Em meu ponto de vista, através de anos de criação e com o consentimento de quem faz isso a muito tempo junto com equipes conhecedoras da área, sugerimos uma tabela que, com certeza leva a melhores resultados zootécnicos e também com possibilidade real de se fazer.

Obs: Estas informações são com base em criação de frangos de corte com pressão negativa e com entrada de ar com placas evaporativas, mas a idade e a temperatura são coniventes também para aviários convencionais ou com ventilação positiva.

Para os avicultores e agroindústrias, a realidade é esta e a performance está a cada ano melhorando, por isso devemos evoluir conforme a genética, a nutrição e as estruturas de construção, bem como a mão de obra dos cuidadores que lentamente está melhorando com treinamentos, mas merece a atenção da avicultura brasileira pois ela é o 4º pilar dos nossos resultados.

No próximo artigo escreverei sobre o 4º pilar da avicultura brasileira. “A mão de obra”.