Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

As três uniformidades da recria em reprodutoras pesadas

Por Cláudio Maurício Araújo Franco

As três uniformidades da recria em reprodutoras pesadas

O manejo de recria de reprodutoras pesadas deve ser gerenciado de perto, pois influencia diretamente no desempenho zootécnico dos lotes, no qual o ponto crucial é a uniformidade do lote.  A busca incessante dessa uniformidade é fundamental. Nesse contexto, é possível conceituar três importantes uniformidades, no caso da recria: a uniformidade de peso (CV – coeficiente de variação), uniformidade de conformação da carcaça e, finalmente, dependente das duas anteriores, a uniformidade de maturidade sexual.

Esses parâmetros impactarão os índices zootécnicos e econômicos da fase reprodutiva das aves, destacando a uniformidade e tamanho dos ovos produzidos e, consequentemente, a qualidade da progênie. Durante a condução dos lotes em recria, vários fatores podem influenciar as três uniformidades. Nesse período as quatro primeiras semanas são decisivas, período em que desajustes na condução dos lotes podem comprometê-los para o resto da vida. Entre eles destacam-se:

  •  Ambiência inadequada;
  •  Ausência de procedimentos operacionais padrões e treinamento dos envolvidos em tarefas decisivas da recria;
  •  Falta ou inadequado manejo de seleção dos lotes, além de decisões equivocadas, após a tarefa de separação das aves. Como exemplo, relacionam-se a incorreta compilação e interpretação dos dados de pesos e conformações de carcaça obtidos pós seleção, o que pode induzir ao fornecimento errôneo das gramas/ave/dia;
  • Mau uso dos equipamentos e a regulagem de calhas, aberturas dos comedouros tipo prato, regulagem de bebedouros;
  • Alta densidade por área e equipamentos;
  • Programa e intensidade de luz;
  • Micotoxinas e enfermidades;
  • Níveis nutricionais inadequados e a baixa qualidade das matérias-primas utilizadas na ração;

Associados a esses pontos, considera-se evitar restrições severas das aves, para toda a recria, principalmente após a décima segunda semana de vida, momento em que se inicia a formação do aparelho reprodutor das reprodutoras. Para isso, torna-se necessário desenhar novas estratégias logo após a seleção da décima segunda semana de vida, dependente, é claro, dos números apresentados. Um exemplo são as aves de categoria pesada. Elas devem ter a sua curva de peso readequada à nova realidade pós-seleção, para evitar o risco de não cumprir a meta de uniformidade de conformação na transferência, de acordo com a severidade da restrição alimentar preestabelecida pelo técnico, o que significaria a interferência direta sobre a formação do aparelho reprodutor.

Pesos e conformações com muita variação nessa idade devem ser utilizados para reflexão sobre os manejos constituídos nas primeiras semanas de vida, necessitando de novos acompanhamentos, correções e auditorias dos padrões preestabelecidos.

No terço final da recria, após a última seleção do lote, por volta da 16ª – 17ª semana de vida, é necessário focar ainda mais na uniformidade de conformação dessas aves, até a transferência ou início de produção. Para isso, é preciso acompanhar, semanalmente, de forma manual, as características do peito (fleshing) e as decisões relativas às gramas/ave/dia oferecidas e as suplementações do alimento para as categorias inferiores, caso necessário.

Por fim, atendendo a todos esses conceitos na recria, considera-se que o último parâmetro de uniformidade, a maturidade sexual, será sucesso, no momento da transferência das reprodutoras pesadas para a produção, com efeitos benéficos nos resultados zootécnicos e econômicos dos lotes.

Confeccionar e auditar os procedimentos operacionais de equipamentos e manejo, adequar os níveis nutricionais, ter rigoroso controle da qualidade das matérias-primas utilizadas na produção de ração, monitoramento do aspecto sanitário dos lotes, bem como o treinamento de todos os envolvidos no processo são alguns dos itens necessários para assegurar o alcance dos resultados esperados. É importante que as decisões para cumprimento das três metas de uniformidade na recria, todas ao seu tempo,  sejam alinhadas ao conceito de um programa amplo, contemplando manejo, nutrição e sanidade  e que não seja baseado apenas em ações isoladas.