Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Asgav incentiva o consumo de ovos

Campanha destaca importância e características nutricionais do alimento à população gaúcha.

Redação AI 23/10/2002 – Asgav garante que consumo de ovos faz bem à saúde.

A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) lança neste semestre uma nova campanha tendo por objetivo aumentar o consumo de ovos no RS. Cada gaúcho come, em média, 94 unidades por ano, quantidade baixa se considerada a média mundial per capita que chega a 420 ovos no Japão e 320 nos Estados Unidos. No Brasil, esse consumo está estagnado há pelo menos dez anos, segundo afirma o especialista em Nutrição e Alimentação das Aves, Otto Junqueira.

A campanha ””Ovo Um Alimento Saudável”” prevê a distribuição de 2 mil cartazes nas grandes redes de venda no RS, chamando a atenção do consumidor para cinco características do produto sob o ponto de vista nutritivo e de sanidade. O material mostra, por exemplo, que o ovo tem só 70 calorias, equivalendo ao valor calórico de uma fruta, e contém diversas vitaminas e minerais.

A outra campanha da associação gaúcha está programada para o primeiro semestre de 2003, tendo como alvo as crianças. Além disso, está no ar desde o inicio do ano o site comaovos.com.br, onde são encontradas informações, novidades e estudos médicos sobre os beneficios da inserção do produto na dieta alimentar.

Junqueira reconhece que o ovo tem considerável colesterol, mas só devem evitá-lo pessoas com altas taxas de gordura no sangue. O veterinário garante que o nível de colesterol de 220 miligramas encontrado no produto é quase igual ao de carne vermelha gorda. Lembra que estudos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam não haver correlação entre o seu consumo e as doenças cardíacas. Apesar disso, estudiosos já descobriram que é possível baixar a taxa de colesterol entre 10% e 20% no produto, através do uso de saponinas nas rações de poedeiras, elaboradas com substâncias extraídas de árvores nativas do México e do Chile.