Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Assim como Peru, Hong Kong e Argentina suspendem importação do Chile

Suspensão é temporária devido relato de Influenza Aviária em um plantel de Perus

Assim como Peru, Hong Kong e Argentina suspendem importação do Chile

Assim como o Peru, as autoridades sanitárias e aduaneiras de Hong Kong e da Argentina decidiram suspender temporariamente as importações de produtos e subprodutos de aves e também de aves vivas do Chile. A determinação ocorre após o Serviço Agrícola e Pecuário do Chile (SAG) relatar à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) um novo surto de influenza aviária.

Segundo o SAG o surto de Influenza aviária de baixa patogenicidade é do sorotipo H7, e foi identificado num plantel de perus de engorda na comuna de Los Nogales, jurisdição do município de Valparaíso.

De acordo com o Centro de Segurança de Alimentos (CSA), do Departamento de Higiene Ambiental e Alimentos de Hong Kong, o veto também teria sido influenciado por presença da doença em cargasde  aves e derivados da província de Quillota que chegaram à ilha. continuou o mesmo relatório. “O CSA já entrou em contato com as autoridades chilenas e romenas sobre o assunto e monitorará com atenção as informações publicadas pela OIE sobre surtos de gripe aviária nos países relevantes. Uma medida adequada será tomada em resposta ao desenvolvimento da situação.” Afirmou o órgão por meio de nota.

No caso da Argentina, Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) informou em seu site que entre as medidas implementadas até agora pelo Programa Nacional de Saúde Aviária do Senasa estão a suspensão da importação de produtos avícolas e aves vivas do Chile; o aumento dos controles de veículos e pessoas nas passagens de fronteira com o referido país, com um requisito para o certificado de lavagem e desinfecção dos transportes que entram na Argentina para o carregamento de ração avícola pré-misturada ou a granel; e o estado de alerta sanitário em todos os centros regionais antes de qualquer relato de suspeita de doença nas aves.