Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China x EUA

Assinada primeira fase do acordo comercial entre China e EUA

Texto aborda barreiras não-tarifárias a produtos americanos como carne, aves, arroz, laticínios, alimentos para animais e produtos de biotecnologia

Assinada primeira fase do acordo comercial entre China e EUA

Após muita negociação, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o vice-premiê da China, Liu He, assinaram nesta quarta-feira (15) a primeira fase do acordo comercial entre os países.

Dsde 2018 m as duas maiores economias do mundo vinham impondo mutuamente travas ao comércio e o mercado financeiro sofrido de forte volatilidade e a economia mundial de desaceleração. “Este é um momento histórico”, disse o presidente americano Donald Trump, na Casa Branca, em cerimônia ao lado do vice-primeiro-ministro da China, Liu He.
Ele agradeceu também ao presidente da China, Xi Jinping, que não está presente. “Estamos muito orgulhosos dos esforços, muitos acharam que este acordo era impossível”, disse. De acordo com ele, a China entende que é preciso haver reciprocidade na relação comercial.

Em linhas gerais, o acordo consiste na redução de parte de taxas impostas há mais de um ano e meio pela Casa Branca contra a importação de produtos fabricados chineses. Em contrapartida, a China se comprometeria a retomar a compra de volumes substanciais de produtos americanos, além de rever políticas de transferência forçada de tecnologia.