Espanha

Associação de Carne de Aves da Espanha vê escassez de frango como improvável e pede responsabilidade ao setor e meio de comunicação

O secretário-geral da Avianza, Jordi Montfort, indicou que "com as previsões que temos de entradas programadas de animais, não vemos que falte produto nas prateleiras"

A Associação Interprofissional Espanhola de Carne de Aves (Avianza) não vê como plausível um cenário de desabastecimento de carne de frango nos próximos meses, já que parte do setor produtivo avançou, e pediu responsabilidade para não repassar “mensagens críticas”.

Em declarações à Efeagro, o secretário-geral da Avianza, Jordi Montfort, indicou que “com as previsões que temos de entradas programadas de animais, não vemos que falte produto nas prateleiras”. Montfort destacou a força do setor, apesar das circunstâncias adversas que estão enfrentando desde a pandemia de COVID-19 e agora exacerbadas pela guerra na Ucrânia. Apesar desse cenário, eles conseguiram “fornecer produto suficiente em quantidade e qualidade, então não vemos esse cenário acontecendo, pelo menos no curto prazo”.

Por isso, em um comunicado junto com o presidente da Avianza, Antonio Sánchez, pediram que essas “mensagens críticas não sejam divulgadas porque podem gerar ainda mais incerteza em uma situação social e econômica já tensa”. , como associação, representam os interesses de “todo o setor” e as empresas integradoras transferiram “seu compromisso com a sociedade para continuar levando o produto necessário para as casas”.

O interprofissional reiterou a sua “disposição para continuar a colaborar para, de forma unida, exigir soluções e a ajuda necessária” para que o setor avícola “seja retribuído com a ajuda e a necessária co-responsabilidade do resto da cadeia alimentar”.

O setor avícola tem sido um dos setores “mais atingidos” devido ao aumento do custo de insumos, como matérias-primas para ração animal ou energia, que se arrastam desde março de 2020, mas se mantêm “unidos para demandar tanto o público administrações espanholas, bem como europeias, bem como o sector da distribuição, a adopção de medidas que correspondam aos grandes esforços envidados para manter a nossa produção”. Por isso consideram que é tempo de “avançar na ponderação das ajudas públicas a um setor que pelo seu peso está subvalorizado”.

No comunicado, também pediram responsabilidade aos canais de distribuição, com a revisão de acordos comerciais que se adaptem às novas conjunturas macroeconómicas”, porque toda a cadeia produtiva, desde a genética ao melhoramento, passando pela produção, transformação e comercialização do produto é esgotado após mais de dois anos de esforços contínuos”.

Há dados que mostram a dimensão de uma situação “insustentável” porque, por exemplo, passou de um preço de 36,2 euros/MWh para 289,62 euros/MWh em menos de dois anos, segundo dados do Operador do Mercado Ibérico de Electricidade (OMI). Esse custo de energia é “chave para fazendas, frigoríficos e centros de produção”, entre outros.

Por outro lado, passou de um custo médio de alimentação de 300 euros/tonelada durante os últimos cinco anos para mais de 500 euros/tonelada em 2022. Alguns custos que “as empresas de integração têm vindo a assumir com toda a responsabilidade para continuarem levar carne de frango para a população”, segundo Avianza.

No entanto, o setor é composto por “uma infinidade” de outros atores como pesquisa genética, pecuária, produção, processamento, comercialização, mão de obra, setor de plástico e papelão e “todas essas ramificações estão em estado crítico”.

Por todas estas razões, a Avianza considera necessário cumprir a Lei da Cadeia, “mas em tempo real e de forma justa”. Para que assim seja, eles precisam da “responsabilidade” por parte da distribuição de efetuar uma remuneração “de acordo com o aumento de todos esses itens”.

Esta reação vem depois de dias atrás a organização agrária UPA advertiu que em outubro “poderia haver uma escassez de frango na Espanha se os agricultores não receberem mais porque suas perdas já ultrapassam 32 milhões de euros”.