Guia Gessulli
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Mercado externo

Associação pede que Brasil condicione negociação com Indonésia à questão do frango halal

A entidade defende que "não pode haver fronteiras para os alimentos"

Redação
24-Fev-2021 08:39

O Brasil só deve iniciar negociações de livre comércio com a Indonésia se o país asiático adotar as recomendações feitas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2017 após uma disputa relacionada ao frango halal, disse a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em uma carta enviada a três ministérios.

"Não somos contra um acordo de livre comércio com a Indonésia", afirmou Ricardo Santin, presidente da ABPA, em referência à carta enviada aos ministérios das Relações Exteriores, Economia e Agricultura em 26 de janeiro, que ainda não havia sido noticiada pela imprensa.

Mas ele defende que "não pode haver fronteiras para os alimentos".

Nenhum dos ministérios, assim como a embaixada da Indonésia em Brasília, respondeu a pedidos de comentário.

O Brasil, maior exportador de frango halal do mundo, solicitou à OMC em 2014 consultas relacionadas à Indonésia por causa de medidas que bloqueavam seu acesso ao mercado do país asiático.

O Brasil venceu a disputa, mas a Indonésia solicitou "um prazo razoável" para adotar as recomendações. Em dezembro do ano passado, o país recorreu ao órgão de apelações da OMC, retardando ainda mais as perspectivas de adoção das recomendações.

A ABPA disse que a indústria de frango da Indonésia se beneficiaria de mais competição. Os indonésios consomem, anualmente, quase 12 quilos desta proteína por pessoa --cerca de quatro vezes menos que os brasileiros--, e os preços domésticos do frango estão em patamar elevado, afirmou a entidade.A CP Indonesia, também conhecida como PT Charoen Pokphand Indonesia, é a maior produtora de carne de frango processada, pintinhos e ração para aves do país, segundo o website WATTPoultry.com. A empresa não comentou de imediato o assunto.

Welber Barral, consultor jurídico da ABPA e secretário de comércio exterior de 2007 a 2011, disse à Reuters que a Indonésia está em uma lista de países, publicada pelo governo em 2021, com as quais o Brasil pretende discutir o livre comércio.

"O cumprimento de boa-fé das obrigações multilaterais é, obviamente, um elemento a ser considerado na relação bilateral de qualquer país com o Brasil e com o Mercosul", afirmou Barral.

Assuntos do Momento

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade