Política

Associações de aves e suínos aprovam fusão de representação política

Setores passararam recentemente por intensa consolidação, com a aquisição e fusão de diversas empresas.

Associações de aves e suínos aprovam fusão de representação política

As associações de produtores e exportadores de aves (Ubabef) e de suínos (Abipecs) concluíram o processo de unificação da representação política setorial. Na semana passada, os conselhos de administração de ambas as entidades aprovaram a união das atividades. “Isso vai ser ótimo para o setor. Teremos voz e ações unificadas”, diz o presidente-executivo da Ubabef, Francisco Turra.

A fusão, que deve ser anunciada oficialmente nos próximos dias, é “natural”, segundo ele, já que a maior parte das agroindústrias e empresas representadas por ambas têm atuação em aves e suínos.

As conversas para a união da representação vêm desde o fim de 2012. O consenso para aprovar a fusão foi conduzido, segundo Turra, pelos conselheiros Wilson Newton de Mello Neto (Abipecs) e Antonio Augusto de Toni (Ubabef), ambos representantes da BRF nas respectivas entidades.

O setor de aves e suínos passou recentemente por uma intensa consolidação, com a aquisição e fusão de diversas empresas, a mais notória justamente a que originou a BRF a partir da união dos ativos de Sadia e Perdigão. “Estamos acompanhando a tendência registrada nas agroindústrias do setor”, diz Turra.

O movimento ocorre dias depois da saída do executivo Pedro de Camargo Neto do comando a Abipecs, hoje a cargo de Ruy Vargas. Após oito anos na associação, Camargo Neto está cotado para assumir a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.