Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pan-BR

Associações lançam aliança para uso responsável de antimicrobianos

A iniciativa foi tomada alinhada com o Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos (Pan-Br)

Associações lançam aliança para uso responsável de antimicrobianos

Nesta terça-feira (4), foi lançada em São Paulo a Aliança para uso responsável de antimicrobianos. O objetivo da nova entidade é contribuir com a discussão relativa ao uso dos antimicrobianos nas produções animais, esclarecendo sobre sua administração e debatendo em torno da resistência bacteriana e surgimento de novas doenças.

A iniciativa foi tomada alinhada com o Plano de Ação Nacional para Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos (Pan-Br), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que fomenta a prevenção de infecções por meio da adoção de boas práticas agropecuárias.

Esse compromisso levou o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), a Associação dos laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira Das Indústrias Exportadoras De Carne (Abiec), a Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), a Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica e de Insumos Farmacêuticos (Abiquif) ea Associação Brasileira de Piscicultura a se unir para criar a aliança.

Conforme a coordenadora da Aliança, Sheila Guebara, a aliança irá trabalhar com seis princípios que são proteger a saúde e o bem-estar animal, uso de antibióticos de forma racional e responsável, incentivo ao desenvolvimento de novos produtos para prevenção e tratamento de doenças, proteger o comércio de proteína animal, prevenir doenças e aumentar o conhecimento sobre o assunto. “Bovinos, peixes, aves e suínos são constantemente submetidos ao uso de antibióticos. Essa realidade leva à necessidade de haver conscientização sobre o uso responsável destes medicamentos”, afirma.

Sheila ainda ressalta que a Aliança é um esforço conjunto para ajudar a desenvolver políticas públicas que assegurem a efetividade do uso desses produtos, atendendo a demanda de uma população crescente e em busca de uma proteína animal acessível.

Na ocasião além dos representantes das associações também estiveram presentes o professor João Palermo Neto da USP e Luiz Rangel Secretário de Defesa agropecuária do Mapa.