Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

México

Até setembro, as exportações agroalimentares mexicanas somavam mais de 14,5 bilhões de dólares

O Ministério da Agricultura indicou que, até agosto, as carnes e miudezas de aves apresentavam um aumento de quase 190% em valor, tornando-se um dos bens agroindustriais com melhores recordes.

Até setembro, as exportações agroalimentares mexicanas somavam mais de 14,5 bilhões de dólares

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Agricultura) informou que durante os primeiros nove meses do ano as exportações agroalimentares mexicanas chegaram a 14.504,6 milhões de dólares, com um aumento ano-a-ano de 6,2%. 

Especificamente em setembro , os números do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI) indicam que esses embarques tiveram um preço 3,3% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, que totalizou 1.275 milhões de dólares.

A Agricultura destacou que, com esses resultados, a comercialização de produtos agroalimentares tem demonstrado gerar divisas superiores às derivadas de derivados de petróleo e turismo.

Com relação às exportações agrícolas até agosto , informou-se que seu valor atingiu 13,229 milhões de dólares, enquanto para as importações o faturamento foi de 12,031 milhões de dólares; isso gerou um saldo favorável a 1.198 milhões de dólares.

Para a comercialização de bens agroindustriais , a agência indicou um benefício econômico de 16,16 bilhões de dólares e um gasto de 12,195 milhões de dólares. em sua aquisição do exterior, resultando em um superávit de 3.965 milhões de dólares.

Os números refletiram que, neste período, a carne de aves figurou entre as mercadorias que apresentaram maior aumento no valor das suas exportações, tendo sido de 189,49%, face a igual período de 2020.

Por último, a Agência de Agricultura chefiada por Víctor Villalobos destacou que entre janeiro e agosto, 15% das importações agroalimentares do nosso país foram representadas por produtos cárneos , enquanto laticínios, ovos e mel representaram 6%.