Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Aumentam os casos da doença de Newcastle na Colômbia

No segundo semestre de 2018 já foram confirmados 25 casos em cinco departamentos, em 2017 apenas dez casos foram reportados

Aumentam os casos da doença de Newcastle na Colômbia

O departamento de Tolima, na Colômbia, declarou emergência de saúde para doença de Newcastle. Outras duas regiões também entraram na lista com casos de alta virulência, o que deixa alarmante o quadro da doença no país. Todos os casos estão associados a criações de subsistência e aves silvestres.

No dia primeiro de outubro, o Instituto Agrícola Colombiano (ICA) , a autoridade de saúde para a produção de alimentos no país, declarou estado de emergência de saúde em Tolima , devido a presença da doença de Newcastle em quatro municípios (San Luis, El Guamo, Saldaña e Rovira), toatlizando 16 surtos.

Nos meses anteriores, o mesmo ICA relatou casos confirmados nos municípios de Cundinamarca e Meta, ambos departamentos localizados no coração geográfico colombiano. A Industria Avícola teve acesso a novas informações que confirmam outros dois episódios em outros dois departamentos: Antioquia e Caquetá, nas regiões noroeste e centro-oeste, respectivamente.

Um boletim enviado em dois de Outubro pela Federação Nacional de Avicultores da Colômbia (Fenavi) aos seus membros, confirmou que “de acordo com o relatório apresentado nos últimos dias em um episódio compatível com a doença de Newcastle de notificação obrigatória no município do departamento Vegachí de Antioquia, obteve um diagnóstico final positivo para Newcastle de alta virulência “.

Essa confirmação tem um significado especial, já que Antioquia, com um décimo da produção nacional de aves, faz parte dos oito departamentos com territórios na Zona Franca livre de Newcastle, no oeste do país. Este novo episódio é então o primeiro nesta área desde novembro de 2017, quando a ICA emitiu a primeira de três resoluções visando alcançar sua consolidação e declaração a médio prazo.

Embora existam territórios no norte de Tolima contemplados na futura Zona Franca livre da doença, os casos recentes nesse departamento estão fora de tal raio de ação, no centro e sul daquele departamento. Por outro lado, o Diario del Huila relatou esta semana outro episódio de Newcastle em Caquetá.

De acordo com o secional ICA Manager em Huila, Tito Alberto Suarez Caicedo, estão sendo tomadas medidas para impedir o contágio no departamento de Huila, que faz fronteira com Tolima e Caquetá.