Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Aumento das exportações na Colômbia elevou preços de carne

Enquanto no departamento já há escassez de alguns produtos como farinha e fermento, a alta dos preços da carne bovina se soma ao panorama, devido ao aumento das exportações desse produto

forklift handling container box loading to truck in import export logistic zone
forklift handling container box loading to truck in import export logistic zone

Um quilo de carne bovina passou de 4.500 a 5.000 pesos para 7.000 a 7.500 pesos nos açougues e açougues de Antioquia, isso devido ao aumento das exportações da pecuária colombiana, que hoje vive um de seus melhores momentos nos últimos 4 anos. No entanto, as vendas externas afetam negativamente os preços no mercado interno. 

Segundo a Asociación Frigoríficos de Colombia, esse panorama, por sua vez, gerou uma queda de 8,4% no consumo interno de carne bovina.

Esta semana terão início as conversações entre o Ministério da Agricultura e Antioquia com as associações de produtores para moderar os preços. 

De acordo com a Federação Colombiana de Pecuaristas, em janeiro as vendas internacionais de carne da Colômbia foram de 3.366 toneladas por US $ 12,5 milhões. Em animais vivos, foram comercializados 25.507 animais pelo valor de US $ 13,3 milhões. Os principais compradores foram Egito, Hong Kong e Líbano