Guia Gessulli
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Bem-Estar Animal

Aurora Coop atualiza informações sobre a política de bem-estar animal

Preocupação com bem-estar animal é prioridade na Cooperativa

Redação
22-Out-2021 11:56 - Atualizado em 22/10/2021 13:13

A preocupação com o bem-estar animal é uma prioridade histórica da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop) – terceiro conglomerado brasileiro da indústria da proteína animal, uma das primeiras empresas do País a aderir ao Programa Nacional de Abate Humanitário, em 2009.

Agora, atendendo orientações dos relatórios anuais da BBFAW (Business Benchmark on Farm Animal Welfare) e em atenção às recomendações do Welfare Quality, a Aurora Coop acaba de reformular sua página de bem-estar animal no site oficial www.auroraalimentos.com.br/bem-estar-animal.

Entre os conteúdos editados e acessíveis ao público estão a preocupação com o uso frequente de antibióticos, a prevenção das mutilações e a transição para sistemas de produção mais evoluídos.

Os programas Suíno Ideal e Frango Aurora definem as boas práticas de produção e trazem orientações sobre os cuidados com o uso rotineiro de antibióticos. Por outro lado, a Cooperativa Central participa ativamente de fóruns de discussões sobre o tema junto às entidades do setor, incentivando a área técnica ao uso racional e consciente daquelas substâncias. Nesse aspecto, a Aurora Coop cumpre rigorosamente as diretrizes dos mercados internacionais mais exigentes.

Outra preocupação é a prevenção de mutilações, conforme estabelece a Instrução Normativa 113, de 16 de dezembro de 2020, do Ministério da Agricultura. Essa atividade é priorizada e valorizada pecuniariamente nos programas de boas práticas de produção. Ações de orientação, treinamento e penalização resultam na redução e eliminação das mutilações. A adoção maciça da imunocastração em toda a criação intensiva de suínos é uma das inovações que contribui para o bem-estar dos animais.

A Aurora Coop avança no compromisso de transição para sistemas que promovem maior bem-estar animal. Testemunho dessa evolução é a migração contínua do sistema de alojamento de matrizes suínas de box para baias coletivas. Outro exemplo é a a construção, em 2019, da Unidade de Disseminação de Genes estruturalmente desenvolvida em sintonia com os novos conceitos e recomendações de segurança e conforto aos suínos.

Todos os novos projetos estão subordinados a esse mesmo padrão construtivo e aos conceitos de Welfare Quality.

Para obter a adesão de toda a cadeia produtiva, a Cooperativa Central Aurora Alimentos inseriu nos contratos de fornecimento com as cooperativas filiadas e com os produtores rurais o compromisso do cumprimento das recomendações técnicas descritas nos manuais de boas práticas de produção. Essa situação é frequentemente auditada, notificada e/ou premiada por meio de programas oficialmente instituídos pela Aurora Coop.

A efetiva implementação das práticas de bem-estar animal exige o comprometimento de todos os atores envolvidos no processo produtivo com animais vivos. O engajamento da cooperativa nessa política está expresso nos manuais de produção, na criação do comitê de bem-estar animal, na contratação de profissionais com dedicação exclusiva e na capacitação de todos os envolvidos.

Essa postura corrobora a missão e a visão da Cooperativa de valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade, produzindo com excelência e de forma alinhada com o seu propósito “cuidar de cada um para despertar a prosperidade de todos”.

Assuntos do Momento

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021
29 de Novembro de 2021
Crescimento

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021

Aumento, de 4,5%, tem relação direta com a queda do poder aquisitivo da população, que passou a procurar proteínas mais baratas

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor
01 de Dezembro de 2021
Conteúdo Técnico

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor

Oferecer um controle térmico adequado às aves em dias de calor é um dos grandes desafios dos produtores, que precisam observar o comportamento das aves e manter o equilíbrio da temperatura e umidade do ar.

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro
01 de Dezembro de 2021
Mercado Interno

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro

Já o valor pago ao produtor de carne suína avançou 19,7%, segundo o relatório Mercados e Preços Agropecuários

No Paraná, aviários são destruídos durante temporal em Ampére
29 de Novembro de 2021
Vendaval

No Paraná, aviários são destruídos durante temporal em Ampére

No município de Ampére, os estragosmais graves ocorreram na zona rural

Contrabandistas transportam milhões de dólares de carne não regulamentada para a China todos os anos e o governo parece não conseguir impedi-los
30 de Novembro de 2021
Ilegal

Contrabandistas transportam milhões de dólares de carne não regulamentada para a China todos os anos e o governo parece não conseguir impedi-los

Milhares de quilos de carne são contrabandeados por meio de barcos de alta velocidade

Aurora Alimentos é eleita a campeã do prêmio "Melhores do Agronegócio"
01 de Dezembro de 2021
Reconhecimento

Aurora Alimentos é eleita a campeã do prêmio "Melhores do Agronegócio"

Avaliados pela Serasa Experian, resultados que levaram à escolha da cooperativa catarinense levaram em conta dados financeiros e ações de responsabilidade socioambiental

Mais assuntos do momento
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade