Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso e workshop

Aurora Coop e FALB promovem ações inéditas para inclusão em Joaçaba

Curso e workshop para pessoas com deficiência são desenvolvidos com apoio de empresas locais

Aurora Coop e FALB promovem ações inéditas para inclusão em Joaçaba

Incluir pessoas com deficiências na sociedade e no mundo do trabalho. Com esse objetivo, a Fundação Aury Luiz Bodanese, mantida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), está desenvolvendo duas ações inéditas em Joaçaba: o curso de qualificação para pessoas com deficiência (PCDs) e o workshop Viva as Diferenças.

O curso faz parte do Programa Atitude Agora e representa, na prática, a implementação da Política Aurora Coop para pessoas com deficiência. Tem duração de três meses e as aulas são ministradas na unidade da Aurora Coop por profissionais da Fundação e por colaboradores da  cooperativa. É a segunda vez que está sendo realizado em Joaçaba.

Os alunos são encaminhados através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) dos municípios de Catanduvas, Capinzal, Irani, Vargem Bonita e Joaçaba.

Joaçaba está recebendo a 12ª turma do curso de qualificação para pessoas com deficiência que conta com 21 alunos. Através desse curso foi possível qualificar, até agora, 265 pessoas com deficiência em várias regiões. Os resultados são amplamente satisfatórios, pois cerca de 30% dos participantes já estão inseridos no mercado de trabalho.

A solenidade de formatura está prevista para o dia 23 de agosto, no Campus 2 da UNOESC (antigo SESI), em Joaçaba, com início previsto para as 14 horas. A programação inicia com a palestra Mano Dawn (14 horas), formatura do curso de qualificação de PCDs (15 horas) e coquetel (16h30).

VIVA AS DIFERENÇAS

A outra iniciativa da Aurora Coop e da Fundação Aury Luiz Bodanese – o workshop Viva as Diferenças – ocorrerá no mesmo dia e tem clara conexão com o curso. Iniciará às 19 horas no auditório Afonso Dresch do campus principal da UNOESC de Joaçaba. A programação consiste em apresentação de cases das empresas sobre inclusão (19 horas), palestra Mano Dawn (19h30), desfile inclusivo (20h30), palestra com Steven Dubner  (21 horas) e encerramento (22 horas).

O workshop é desenvolvido por meio do Programa Atitude Agora e tem como objetivo integrar as pessoas com deficiência, empresas e entidades, promovendo socialização, reflexões e a criação de novas oportunidades voltadas à inclusão pessoal, social e profissional das pessoas com deficiência. O desfile inclusivo oportuniza aos participantes momentos de cultura e lazer, aproximando-os cada vez mais da comunidade.

“Vivemos as diferenças no dia a dia e é preciso falar sobre inclusão social, profissional e pessoal das pessoas com deficiência. Evoluímos bastante, mas ainda há muito que avançar. Ter um olhar de empatia e amor ao próximo é o primeiro passo e o Viva as Diferenças vem com essa proposta de mostrar que somos todos iguais em meio às nossas diferenças”, expõe a diretora social da FALB Sonara Ramos.

O evento só é possível graças ao apoio das empresas, das entidades parceiras e da comunidade. O workshop conta com o apoio do SESCOOP/SC, Cooperativa Agropecuária de Lacerdópolis (COOLACER), COPÉRDIA, LIMGER e UNOESC Joaçaba.