Tetra campeã

Aurora é maior vencedora na categoria econômico-financeira do Oscar do cooperativismo

Cooperativa é tetra campeã na categoria do Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas de Aves e Suínos.

PersonalidadesA Aurora Alimentos é a terceira maior empresa de proteína animal do país, ficando atrás apenas da JBS e BRF. Coopercentral, ela é formada por 11 cooperativas filiadas, com mais de 65 mil empresários rurais cooperados e 30 mil colaboradores diretos e mais 10 mil presentes em cooperativas filiadas ao sistema Aurora.

O desempenho de cada cooperativa no ranking Econômico-Financeiro é avaliado através de repostas a questionário e análise de indicadores como estrutura de capital, liquidez, desempenho e rentabilidade por meio de uma criteriosa análise dos balanços das cooperativas participantes. O crescimento econômico de uma cooperativa resulta na geração de renda para os seus cooperados, além de movimentar toda a economia da região onde está instalada. A categoria avalia o desempenho econômico e gerencial das cooperativas participantes a partir de seus resultados financeiros, ressaltando alguns aspectos de seu modelo de gestão.

A Aurora é a maior campeã desta categoria levando o troféu nos anos de 2016,2017,2018 e 2021. Em 2020 (ano base para a premiação de 2021) a receita operacional bruta da Aurora atingiu o montante de R$ 14,6 bilhões. No segmento de suínos houve um incremento de 11,78%, ampliando-se de 22.487 para 25.135 suínos o abate total diário das sete plantas da Aurora. No segmento aves, o incremento foi de 2,5%, permitindo elevar a capacidade de 980.000 para 1.004.381 aves abatidas por dia nas sete indústrias avícolas. O ano foi extraordinário para a suinocultura da coopercentral. Apesar do encarecimento dos insumos, a Aurora aumentou em 15,6% o abate total do período, totalizando quase 6,1 milhões de suínos, com exportações de 204 mil toneladas, ou seja, 64% a mais do que em 2019, tendo 36 países como destino. Em avicultura, 2020 fechou para a Aurora com o abate global de 246,8 milhões de frangos, 1,96% a mais em relação ao ano anterior. O abate industrial gerou 568 mil toneladas de carnes de aves, das quais 261 mil toneladas destinaram-se ao mercado externo, com as exportações crescendo 6%.

A Aurora conquistou o mercado brasileiro e mundial levando, do campo à mesa dos consumidores, alimentos de excelência. Com uma trajetória de mais de cinco décadas, se tornou referência mundial na tecnologia e processamento de carnes. Por meio de uma gestão participativa, equilibra objetivos econômicos com o compromisso social e com os cuidados ao meio ambiente.

Em 2018, o então presidente da Aurora, Mário Lanznaster, dividiu a conquista com todos os colaboradores e cooperativas filiadas à coopercentral. “Essa honraria fortalece nossa convicção nos valores e princípios que norteiam nossa trajetória de meio século. A incessante busca pela qualidade e o aperfeiçoamento contínuo de processos estão em nosso DNA. Estamos produzindo de forma sustentável alimentos de qualidade para o Brasil e para o mundo, enquanto exercitamos um cooperativismo de ato nível que envolve 100 mil famílias – incluídas as mais de 70 mil famílias rurais e os colaboradores da Aurora e das 12 cooperativas filiadas”, ressaltou.

Para o atual presidente da cooperativa, Neivor Canton, prêmio reforça a responsabilidade da cooperativa com o trabalho que vem desenvolvendo. “Essa premiação demonstra que estamos no caminho certo, mas também nos desafia a buscar sempre o melhor. Investimos na qualidade de produção desde o campo até a indústria para oferecer ao consumidor final um produto de qualidade. Cooperação é a nossa filosofia de vida. Juntos somos mais fortes e é graças a esse espírito de união que, com alegria, conquistamos mais esse prêmio “, complementou

Destaque também em outras categorias

Em 2019 a cooperativa foi premiada na categoria Gestão Operacional Agroindústria com Antonio Alexandre Wanzuit Junior que, à frente de 65 mil produtores da Aurora, atua no avanço de projetos, gestão de custos e resultados em toda a cadeia produtiva de suínos da cooperativa.

Já em 2022 a cooperativa ganhou em uma categoria inédita: Bem-estar animal. A Aurora Coop foi a grande vencedora nesta categoria, com programas e ações que envolvem toda a sua cadeia produtiva, inclusive fornecedores. Na avaliação da comissão julgadora da Esalq-USP, o destaque da Coopercentral foi o compromisso e as ações diretas e indiretas com os seus cooperados, colaboradores e comunidade em relação ao bem-estar animal.

Desde 2008, a Aurora investe constantemente em educação, melhorias de instalações e processos, além da modernização de conceitos produtivos, por meio da criação do Programa de Bem-estar animal. O programa de bem-estar animal da cooperativa se baseia em três alicerces: instalações projetadas, animais e pessoas envolvidas durante o sistema de criação.

O programa monitora e aperfeiçoa todas as etapas da cadeia produtiva, desde a criação, alimentação, alojamento, transporte e abate dos animais, além de minimizar as perdas nos processos de produção, contribuindo com os compromissos de sustentabilidade da Cooperativa.

A organização, planejamento implantação e capacitação continuada à equipe refletiram na eficiência da difusão das ações e assertividade dos programas implantados juntos a empresa. A verticalização do conceito de bem-estar animal envolveu da diretoria aos cooperados, num trabalho uníssono como filosofia empresarial. Responsabilidade de conscientização junto a seus cooperados e à cadeia de fornecedores.

Para o diretor vice-presidente de agronegócios, Marcos Antonio Zordan, a conquista é reflexo do trabalho e dos compromissos assumidos pela Aurora Coop, que historicamente adota todas as medidas necessárias para garantir o bem-estar animal nas cadeias de aves e suínos. “Temos uma preocupação constante nesta área e prezamos pela segurança e bem-estar dos envolvidos em cada etapa da cadeia produtiva, sempre com respeito às normas de qualidade brasileiras e internacionais. Esse reconhecimento que recebemos da Quem é Quem nos enche de orgulho, pois confirma que estamos no caminho certo”.

Premio Quem é Quem 2023

O Prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos é conhecido como o “Oscar” do cooperativismo do país. Conquistar uma das 14 categorias é um reconhecimento especial ao trabalho de uma vida, a uma ideia inovadora, aos cuidados dedicados à área social ou ambiental, aos investimentos e melhorias de renda e vida a milhares de famílias rurais e comunidades.

A premiação é uma iniciativa das revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agromídia. O objetivo é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas cooperativas brasileiras, assim como de toda sua cadeia produtiva, o que envolve produtores, técnicos e gestores. São elas responsáveis por gerar riquezas no campo e nas regiões onde atua, carregando consigo uma visão mais humanística, onde o ser humano e suas relações estão acima da opção do lucro pelo lucro. Em cada categoria, são destacados aspectos técnicos, administrativos/gerenciais, de performance e de história na cooperativa e no setor produtivo.

Em 2023 o prêmio chega a sua sétima edição e já tem data definida, será no dia 25 de abril durante a abertura oficial da AveSui  –  América Latina..