Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aurora perde seu fundador

Morre em Chapecó o líder cooperativista Aury Bodanese.

Da Redação 30/01/2003 – Faleceu às 7 horas desta quinta-feira, 30/01/2003,  na UTI do Hospital Uniclínicas, em Chapecó, aos 69 anos de idade, o empresário Aury Luiz Bodanese. Considerado um dos maiores líderes do cooperativismo brasileiro das últimas décadas, Bodanese vivia um delicado quadro de saúde desde acidente vascular cerebral sofrido em novembro de 1995.

O derrame provocou paralisia parcial e nos últimos seis anos seu estado de saúde foi agravado por falência renal crônica e diabetes. A condição de diabético evoluiu para vasculopatia periférica, doença que exigiu amputação dos membros inferiores. As sucessivas complicações resultaram em infecção generalizada (septicemia) e falência múltipla de órgãos, declaradas como as causas finais de sua morte.

A equipe médica que assistia Bodanese em suas freqüentes internações era formada por Antônio César Moschetta, Geraldo Córdova, Élio A. S. Machado, Claudiomar Z. de Oliveira, José Aymone Neto e Samir Abu El Haje, além do corpo clínico da UTI do Hospital Uniclínicas. Apesar das doenças que padeceu nos últimos anos, Bodanese trabalhou até que as forças lhes permitiram. Permaneceu formalmente na presidência da Coopercentral Aurora – um dos maiores conglomerados agroindustriais do país – até outubro do ano passado, quando foi eleito seu sucessor, José Zeferino Pedrozo, que há 20 anos exercia a vice-presidência.  Aury Bodanese fundou e presidiu a CooperAlfa, a Coopercentral, a Ocesc e a Fecoagro, sendo nacionalmente reconhecido por ter construído um moderno parque industrial para o sistema cooperativista de produção agrícola.

Gaúcho de Barão de Cotegipe, onde nasceu a 4 de julho de 1934, Bodanese era casado com Zelinda Santa Catarina com quem teve quatro filhos: Bernardete, Bruno, Beatriz e Berenice.

Funeral

O corpo está sendo velado nas dependências do Ginásio de Esportes da SER Aurora, junto à unidade matriz da Coopercentral, à rua João Martins, 219-D, bairro São Cristóvão, em Chapecó, onde será oficiada missa de corpo presente.  Às 17 horas o féretro sairá desse local, em cortejo fúnebre, para sepultamento no Cemitério Jardim do Éden.