Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aval pede rótulos diferenciados para o frango alternativo

Objetivo é dar mais informações aos consumidores sobre as características do frango produzido sem anticoccidianos e promotores de crescimento.

Redação AI 29/08/2001 10:30 – O presidente da AVAL Associação de Avicultura Alternativa, Fernando Augusto de Souza, e o coordenador técnico, Luiz Demattê Filho, estiveram reunidos em Brasília, no dia 08 de agosto, com o chefe do DOI – Divisão de Operações Industriais do Serviço de Inspeção Federal, Dr. Paulo Ricardo Campagne, para apresentar e entregar o documento oficial de formação da AVAL e pedir a aprovação de rótulos diferenciados que possam esclarecer o consumidor sobre o produto.

A AVAL foi fundada em junho de 2001 por um grupo de empresas que tem como principal objetivo fortalecer a cadeia de frango alternativo. O presidente da Associação diz que a entidade tem se fortalecido e avançado nacionalmente. “Se forem aprovados os rótulos diferenciados a população será beneficiada, pois terá melhor esclarecimento do produto consumido”, afirma Souza. Atualmente, os frangos diferenciados não possuem especificações.

O grande diferencial dos frangos denominados “verdes” é que são alimentados com uma ração natural e na composição, não são adicionados anticoccidianos nem promotores de crescimento. “Tais componentes são substituídos pela vacina contra coccidiose, que age desenvolvendo o sistema imunitário da ave contra essa doença”, afirma Delair Bolis, gerente técnico de Avicultura da Coopers Brasil. Além disso, usa-se os probióticos e prebióticos que agem colonizando o intestino das aves com bactérias benéficas, impedindo a ação de bactérias patogênicas (Salmonella ssp, E. coli, Campylobacter ssp).

Fazem parte da AVAL as seguintes empresas: Korin, Coopers Brasil, Osato, Frango Sertanejo, Naturalle Alimentos Ltda, Grupo Spina, Zanchetta Alimentos, Itabom, Frango Tonho, Naturalle, Granja Santo Antonio, Agropecuária Quissamã, Label Rouge, Salas Pinheiros, Fazenda Aves do Paraíso, Adoro, Granja Itaúna, Céu Azul, Nutris/SAB, Vaccinar, M.Cassab, Supre Mais, Fatec SA, Merial, CTC/Ital, Alltech do Brasil, Quatroeme, Abase, JF Laboratórios, Biocamp, Profilax, Illender, Ararat, Poli-Nutri, Nutri-Agro, Nutron, além de professores e pesquisadores da Unesp-Jaboticabal e de Botucatu, Unicamp e Esalq.