Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ave melhorada dá bons resultados

Frango caipira pode ser abatido com apenas 65 dias.

Redação AI 21/10/2003 – 04h38 – Frangos no ponto de abate com 65 dias. Essa é uma realidade que vem despertando o interesse dos avicultores da Capital. Por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Palmas, cerca de 50 produtores estão comprando, por R$ 1,00, cada pintinho de frango caipira melhorado, e vendendo a ave no ponto de abate por até R$ 12,00, nas feiras cobertas da Capital.

O incentivo está dentro do programa Avicultura Alternativa desenvolvido pela secretaria. De acordo com o técnico avícola Airton Keller, o número de avicultores interessados pelo programa já aumentou mais 20%, em três meses de experimento.”Começamos com 42 pessoas e hoje já estamos com 50″, confirmou. Os carregamentos com pintinhos chegam a cada 15 dias.

O último chegou nesta semana trazendo 900 aves e, segundo Keller, não existe mais nenhum pintinho à venda. Os filhotes são adquiridos de incubatórios de Minas Gerais e de Brasília.

Os pitinhos caipira melhorados consomem apenas milho e restos de hortaliças e frutas, o que barateia o custo da produção. Outra vantagem é que os pintinhos melhorados convertem em carne (especialmente para as partes nobres sobre-coxa e peito) toda a ração especial, rica em proteínas e promotores de crescimento.

O uso da ração é recomendado tendo em vista ser um complemento alimentar. Isso faz com que a ave alcance o ponto de abate em 65 dias, ao passo que, normalmente as aves caipiras comuns demoram até seis meses para chegar ao peso ideal de abate.