Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Aves domésticas conectadas a surtos de salmonela na Califórnia e em 42 outros estados

A popularidade das aves de quintal aumentou desde a pandemia

Aves domésticas conectadas a surtos de salmonela na Califórnia e em 42 outros estados

Aves domésticas, incluindo galinhas e patos, foram associadas a surtos de salmonela na Califórnia e em 42 outros estados, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Nove residentes da Califórnia relataram ter adoecido com a doença bacteriana, mas o CDC não forneceu os locais exatos dos surtos.

Em todo o país, 163 casos de salmonela foram relatados entre 12 de fevereiro e 25 de abril de 2021, de acordo com o CDC. Não houve mortes relacionadas aos surtos, embora 34 pessoas tenham sido hospitalizadas.

As pessoas que adoeceram variaram de menos de 1 a 87 anos.

Os surtos de salmonela ainda estão sendo investigados, mas 81 das 92 pessoas que já foram entrevistadas pelo CDC disseram que entraram em contato com galinhas ou patos de quintal antes de começarem a sentir os sintomas.

O CDC estima que o número total de casos é maior porque algumas pessoas podem ter se recuperado sem receber cuidados médicos e não foram testadas para a bactéria.

“Você pode ficar doente ao tocar em suas aves domésticas ou qualquer coisa em seu ambiente e, em seguida, tocar sua boca ou comida e engolir germes de Salmonella”, disse o CDC.

Os sintomas da salmonela incluem diarreia, febre e cólicas estomacais que geralmente desaparecem em quatro a sete dias, embora uma doença extrema possa ocorrer. A agência recomenda procurar atendimento médico se sentir vômitos prolongados, diarréia com sangue, desidratação ou outros sintomas graves.

Para prevenir a salmonela, o CDC recomenda lavar as mãos após tocar nas aves ou em qualquer coisa em seu habitat, mantendo os suprimentos fora de sua casa e evitando que crianças menores de 5 anos toquem nos animais.

“Não beije ou aconchegue as aves do quintal e não coma ou beba perto delas”, disse o CDC. “Isso pode espalhar germes de Salmonella para sua boca e deixá-lo doente.”

Se você está comendo ovos de aves de quintal, o CDC também recomenda jogar fora os ovos quebrados, coletá-los regularmente e limpá-los com lixa, escova ou pano.

“Não os lave porque a água mais fria pode puxar os germes para o ovo”, disse o CDC.