Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Análise

Aves: mercado global deve ter ano desafiador, aponta Rabobank

Medidas restritivas para conter a pandemia da Covid-19 e também a autossuficiência de players importantes  tem deixado o mercado mais competitivo

Aves: mercado global deve ter ano desafiador, aponta Rabobank

De acordo com relatório divulgado pelo Rabobank, embora nota-se  alguma recuperação nos mercados regionais em todo o mundo, o comércio global de aves permaneceu muito competitivo no primeiro trimestre de2021. Isso reflete as restrições relacionadas à Covid-19 em serviços de alimentação e viagens (turismo) nos principais países importadores da Europa, Oriente Médio e Ásia. Além disso, outros importadores importantes, como África do Sul, Arábia Saudita e Cazaquistão, estão mudando para uma maior autosuficiência em programas de segurança alimentar.

Dados do relatório mostram que o comércio global caiu no quarto trimestre de 2020, assim como no terceiro trimestre de 2020, em 4%. Os preços de peito, carne processada e pés de frango caíram 22%, 11% e 10%, respectivamente, no 4º trimestre de 2020, enquanto os preços das pernas e frango inteiro se estabilizaram após cair no 3º trimestre de 2020. Os preços no 1º trimestre de 2021 continuaram diminuindo ligeiramente , exceto para as pernas dos EUA, que aumentaram, impulsionadas pela forte demanda local de aves.

Neste ambiente de mercado competitivo, os analistas veem mudanças nos fluxos de comércio.  A UE e a Ucrânia viram desafios devido a casos de Influenza Aviária, enquanto a Rússia agora enfrenta restrições ao comércio com a China para algumas plantas de exportação devido a preocupações com a Covid-19.

Segundo o banco, a indústria avícola dos EUA foi a vencedora no quarto trimestre de 2020, com um aumento de 4% nas exportações. A expansão do comércio com a China e o México foi particularmente importante. Por outro lado, a UE viu uma queda nas exportações no quarto trimestre, de 5%, devido a restrições relacionadas à IA. Brasil e Tailândia mantiveram seus volumes de exportação, amparados por concessões de preços. Exportadores de segundo nível, como Rússia e Turquia, tiveram um crescimento altista nas exportações, de 36% e 16%, respectivamente, no quarto trimestre.

O relatório aponta que as perspectivas para o comércio seguirão as perspectivas do mercado global, com algum atraso. A recuperação do serviço de alimentação é fundamental, já que a maioria dos produtos vendidos no comércio geralmente é distribuída através do serviço de alimentação. O atraso na recuperação do mercado está relacionado aos níveis de estoque, que estão diminuindo gradativamente, principalmente no Japão.

Para os analistas do Rabobank, isso ajudará os fluxos de comércio global e os preços a se recuperarem gradualmente no final deste ano, com o comércio mais forte no curto prazo provavelmente para países com preços elevados como México, Filipinas, China e Japão e, quando os mercados locais se recuperarem, melhorará o comércio com a UE e no Reino Unido. A posição competitiva dos EUA permanecerá forte no 1S, mas a Rússia pode se beneficiar do suporte de preço vindo indiretamente dos impostos sobre grãos no país. A UE recuperará gradualmente a sua posição no mercado quando a pressão da IA ??reduzir no verão e as restrições comerciais associadas forem levantadas pela maioria dos países.