Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Aves promove workshop destacando a avicultura em Santa Maria de Jetibá

Essa ação é decorrente das atividades do mês do Ovo realizadas em outubro de 2015 e que terão continuidade em outubro deste ano.

Aconteceu no dia 5 de abril, na Câmara Municipal de Santa Maria de Jetibá (ES), o Workshop “Conhecendo a Avicultura de Postura Comercial”. O Evento foi realizado pela AVES em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Instituto Ovos Brasil (IOB) e Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, com o apoio da Coopeavi, Kerovos, Ovos Pommer, Granjas Jetibá, Avícola Borchardt, Granjas Caramuru, Granja Capixaba, Aviovos e Nutriativos. Essa ação é decorrente das atividades do mês do Ovo realizadas em outubro de 2015 e que terão continuidade em outubro deste ano.

O workshop foi destinado a diretores, professores e pedagogos da rede municipal de ensino de Santa Maria de Jetibá. A iniciativa teve como objetivo trazer informações aprofundadas sobre a atividade de Postura Comercial aos presentes para auxiliá-los no desenvolvimento de seus trabalhos durante o projeto “Avicultura de Postura Comercial: Valorizando a Identidade Socioeconômica de Santa Maria de Jetibá”. O workshop foi dividido em duas etapas, tarde e noite e reuniu mais de 100 participantes.

O evento foi aberto com as boas vindas aos presentes por parte do Diretor Executivo da AVES, Nélio Hand, do Secretário de Educação do município, Charles Moura Netto, do Secretário de Agropecuária Manfredo Kruger e do Vereador Roberval Stuhr. Em seguida, as pedagogas da AVES, Jomaira Ramos de Freitas Mariano e Maria Arlete Novaes Moraes fizeram a apresentação do projeto, destacando seus objetivos e potencialidades, apresentando também o cronograma com os prazos para cumprimento das atividades e entrega dos trabalhos.

Na parte técnica do evento, o médico veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões Agostinho apresentou uma palestra com o tema “Produção e Industrialização da Postura Comercial”, onde falou sobre os processos da produção e industrialização dos ovos, da granja, passando pela indústria, até a chegada ao consumidor final. Em vários momentos Tarcísio enfatizou o elevado nível de tecnificação da atividade de postura comercial em Santa Maria de Jetibá, ressaltando também as variadas medidas de segurança que sempre são tomadas visando garantir a sanidade das aves e a conseqüente entrega de um produto de qualidade ao consumidor.

Em seguida, o Diretor Executivo da AVES, Nélio Hand falou sobre a “Importância Socioeconômica da Avicultura em Santa Maria de Jetibá”. No início de sua fala, Hand destacou o surgimento da avicultura no ES que teve início pelo município e falou também do surgimento da Coopeavi em 1964, aliado ao crescimento da avicultura local, fato que continua impulsionando até hoje o desenvolvimento do setor, bem como seu crescimento gradativo do mesmo ao longo dos anos. Ele também trouxe números e fatos que comprovam a grande influência da avicultura de postura dentro do município, beneficiando não apenas produtores atrelados ao setor como também muitas outras cadeias e culturas, que garantem emprego e geração de renda para população. 

Por fim, a nutricionista do Instituto Ovos Brasil, Lúcia Endriukaite, falou sobre o “Alimento Ovo e sua Importância para Saúde”. Ela esclareceu muitas dúvidas dos presentes, principalmente mitos relacionados à proteína, destacando seus aspectos nutricionais além dos grandes benefícios da ingestão diária do alimento, independente da faixa etária. Lúcia frisou muito as questões relacionadas às propriedades presentes no ovo que fornecem diferentes fontes de proteínas e aminoácidos necessários ao corpo humano, podendo até mesmo prevenir e auxiliar no combate a uma série de doenças e disfunções.

Os participantes aprovaram a realização do workshop e se mostraram animados para o desenvolvimento do projeto. Maristela Berger Amorim, professora na comunidade de Rio das Pedras disse que a iniciativa é excelente principalmente se for levada em conta a importância econômica da atividade no município. “O workshop foi muito positivo principalmente pela oportunidade de ganho de conhecimento, além do esclarecimento de dúvidas e quebra de mitos. As crianças conseguem transmitir com facilidade aquilo que aprendem para os pais. Em relação ao projeto, a minha expectativa é desenvolver junto a elas algo que possa ser direcionado em benefício da comunidade”, afirmou.

Zaete Maria Lopes de Oliveira Feheberger, Diretora da Creche Municipal Ronald Berger participou do evento e estava acompanhada da merendeira Leila Conceição Nunes Fós que recentemente foi uma das finalistas num concurso que elegeu as melhores receitas de merenda escolar do Brasil. Na oportunidade ela apresentou uma receita de omelete assada com legumes. Zaete afirma que tinha consciência de que Santa Maria de Jetibá é um dos maiores produtores de ovos do país, porém ainda não havia tido a oportunidade de conhecer esse setor produtivo de perto. “Foi muito precioso poder conhecer uma granja de perto, além do entreposto da Coopeavi, onde nos dois casos pudemos aprender muito sobre a atividade de postura comercial. A partir da visita a granja a minha visão foi ampliada, e eu pude compartilhar isso com os funcionários da creche que prontamente aderiram ao projeto. Hoje com o workshop recebemos uma série de informações valiosas que vão nos ajudar muito no desenvolvimento dos trabalhos. As expectativas são as melhores”, disse.

O Diretor Executivo da AVES, Nélio Hand, acredita que a realização deste trabalho trará muitos frutos a comunidade de Santa Maria de Jetibá. “Destacar o potencial desta atividade nada mais é do que dar o devido mérito a uma atividade que tem uma profunda importância e participação no contexto socioeconômico da comunidade. Temos duas vertentes muito importantes nesse processo todo, a convivência da produção de larga escala com grandes produtores e a de pequena escala que auxilia os pequenos na diversificação das atividades da agricultura familiar. Somente esses dois pontos por si mostram a relevância da atividade local, trazendo emprego e renda, além de vários outros benefícios”, destacou.