Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Merenda

Avestruz nas creches

Em Caraguatatuba (SP), a carne de avestruz é oferecida às crianças das creches municipais. Alimento substitui a carne bovina.

Avestruz nas creches

O alimento substitui a carne bovina por ter baixa taxa de colesterol e ser rica em ferro.  Os alunos das creches municipais recebem um reforço nutritivo e saboroso na alimentação. A carne de avestruz foi inserida no cardápio pelas qualidades nutricionais do alimento. A carne de frango e o fígado que já eram servidos às crianças continuam, apenas a bovina foi substituída. As creches atendem cerca de 3.500 alunos, com faixa etária entre zero e três anos.

A nutricionista Tatiana de Alencastre explica que o objetivo é combater a anemia e o colesterol. “A carne de avestruz tem metade das calorias da carne bovina, e um terço das calorias da carne de frango. Além disso, é rica em ferro, cálcio, magnésio e fósforo”, disse Tatiana. Ela afirma ainda que a gordura presente neste alimento é Ômega 3, considerada boa para o organismo, principalmente nesta fase de crescimento e desenvolvimento das crianças.

Tatiana explica que é comum as pessoas priorizarem uma alimentação com excesso de carboidrato, o que é ruim. “As proteínas presentes no leite e no queijo, por exemplo, são importantes para a formação das crianças”, disse. Segundo a nutricionista, a carne de avestruz, também é rica em proteína, além de ferro, que é responsável por carregar os nutrientes pelo organismo de modo a melhorar o funcionamento das células e das funções vitais.

O coordenador de alimentação escolar, Manoel Vicente da Silva, o Manu, como é mais conhecido, esclarece que foi feito um teste de aceitabilidade nas creches e que o retorno foi muito positivo. O contrato com o fornecedor foi fechado por um período de oito meses. Manu é responsável, junto com uma equipe de técnicos e nutricionista, pelo preparo do cardápio das escolas. A carne de avestruz é servida uma ou duas vezes por semana, moída, em cubos ou iscas.