Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avestruzes são considerados animais domésticos no Brasil

Uma portaria do Ibama transfere toda a fiscalização e cuidados com a criação de avestruzes no País ao Ministério da Agricultura.

Redação AI 15/03/2002 – Os avestruzes africanos (Strutio camellus) foram incluídos na lista de espécies de animais domésticos por meio de uma portaria publicada ontem (14) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Com a decisão, o controle sobre a criação dos avestruzes no Brasil deixa de ser feito pela área ambiental do governo e passa para a responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Estima-se que existem no País cerca de 50 mil avestruzes, criados em sistema intensivo de cativeiro. Seus subprodutos mais rentáveis são a carne, o couro e as plumas. Com a portaria, o Ibama transfere para o Ministério da Agricultura o controle sobre a importação de espécimes vivos e de ovos fecundos de avestruzes com origem em criadouros localizados no exterior. Caberá ainda ao Ministério o registro de criadouros nacionais destinados à produção comercial.