Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

AveSui agrega equipamentos, tecnologias e pesquisas para piscicultura

Uma das novidades da AveSui 2018 está em abrir espaço para a piscicultura, mercado crescente no Brasil com destaque para a produção paranaense

AveSui agrega equipamentos, tecnologias e pesquisas para piscicultura

PeixesO cultivo de peixes já se tornou uma das principais atividades econômicas em algumas regiões e, na próxima década, deve ser uma realidade mais comum. Somente em 2017, a piscicultura brasileira cresceu 8%, atingindo 691,7 mil toneladas. Reconhecendo sua importância para o agro nacional, a AveSui 2018 abre suas portas para a piscicultura apresentando novidades e tecnologias para agregar neste setor ainda mais qualidade. Durante os dias de feira, de 01 a 03 de agosto, acontecerá o XVII Seminário Técnico Científico para pesquisadores, acadêmicos, profissionais, técnicos irão difundir as principais pesquisas sobre o desenvolvimento e inovação do setor no Painel de Piscicultura, que acontece no dia 02 de agosto.

Seguindo para o Paraná, maior produtor de peixes em cativeiro do Brasil, a AveSui irá agregar em sua feira esse segmento com o objetivo de apresentar aos produtores do Brasil e exterior tecnologias de ponta empregadas na piscicultura e ampliar a participação deste mercado em novos negócios.

Múltiplas produções

Escolhendo como palco uma das principais regiões de atuação das cooperativas, a feira irá receber produtores que têm na piscicultura um aumento de renda. De acordo com Márcio Lopes, presidenta da Organização das Cooperativas do Brasil, a produção de peixes tem sido uma opção de renda para muitos cooperados. “Diversas cooperativas são pioneiras na produção de peixes, e novas estão surgindo criando e desenvolvendo essa área. A produção é feita em áreas que normalmente não eram aproveitadas. Um produtor com tanque de peixes pode formar uma renda extra, é muito interessante para o cooperado produtor também por ser uma atividade que não foge do perfil da cultura dele”, explica.

Assim, a AveSui irá proporcionar ao produtor de aves, ovos e suínos que também está investindo na produção de peixes a oportunidade de encontrar em um só espaço empresas que oferecem soluções em equipamentos, nutrição, manejo e saúde animal necessária para fomentar o seu negócio na piscicultura.

Conhecimento técnico

Engana-se quem pensa que a criação de peixes é simples. “Não é uma atividade tão simples, é muito técnica, precisa de tecnologia, investimento em conhecimento e por isso que as cooperativas acabam ajustando isso melhor já que possuem proximidade maior com o produtor que, através disso, conseguem ter uma assistência técnica, com base para poder alavancar essa cadeia”, comenta Márcio Lopes.

Logo, a oportunidade de atualização sobre pesquisas, desenvolvimento, novas tecnologias e alternativas para aplicar à campo é essencial para ampliar o conhecimento do produtor de peixes. Assim, o XVII Seminário Técnico Científico de Aves, Suínos e Peixes irá abrir um painel com os grandes pesquisadores dessa cultura para discutir o que há de mais atual nas pesquisas sobre a produção de peixes no Brasil e no mundo. O Painel de Piscicultura, que acontece no dia 02 de agora, reunirá em um só espaço empresas, técnicos, profissionais e acadêmicos sob coordenação do médico veterinário e mestre em Aquicultura, Gelson Hein, coordenador regional da cadeia de piscicultura e pesca do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER).

Fábrica de Peixes

Luiz Roberto Pelosi de Oliveira, diretor técnico da empresa Recolast, especializada em produtos para produção de peixes, reforça que a piscicultura é uma a atividade complementar a qualquer outra existente na propriedade, “você pode produzir grãos, criar frango, suínos enfim vai gerar renda e ocupar as ociosidades da propriedade”. Preparando o lançamento da Fábrica de Peixes modular durante a AveSui 2018, Oliveira explica que o projeto permite que o produtor adquira sua fábrica de peixes fracionada que ofereça a possibilidade de fazer upgrades  para aumentar a produção e biossegurança. “Piscicultura, Paraná e Cooperativas são uma mistura explosiva, só teremos muito crescimento. A tilápia será o frango desta década”, conclui.