Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Aviagen é primeira empresa de genética com certificado de compartimentalização nos EUA

As unidades da empresa de pedigree e bisavós foram auditadas e certificadas, atendendo os padrões

Aviagen é primeira empresa de genética com certificado de compartimentalização nos EUA

A Aviagen® tornou-se a primeira empresa de genética a ser certificada, nos Estados Unidos, como um “Compartimento Livre de Influenza Aviária”. O Serviço de Inspeção em Saúde para Unidades de Proteína Animal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e o Plano Nacional de Melhoria Avícola (NPIP) estabeleceu o programa para a criação de programas de proteção contra a Influenza Aviária (IA) em empresas de genética avícola. As unidades da empresa de pedigree e bisavós foram auditadas e certificadas, atendendo os padrões.

Compartimentalização facilita barreiras comerciais

A Compartimentalização é um programa internacional desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Este programa fornece um mecanismo para que países de todo o mundo aceitem lotes de aves de um país exportador com casos de IA, fornecendo aos órgãos oficiais do país importador a capacidade de avaliar os fornecedores com base nas práticas de exportações e seus programas de biossegurança. A certificação de compartimentalização da empresa de genética significa que os órgãos oficiais dos países importadores tenham um alto grau de confiança no status sanitários das aves, já que o programa de biossegurança e as unidades foram auditadas e certificadas pelo Serviço de Veterinária do USDA APHIS.

Biossegurança em primeiro lugar

A manutenção do mais alto status sanitário, bem-estar e biossegurança das aves é uma prioridade primordial para a Aviagen, sendo parte integrante do seu programa de melhoramento genético, de acordo com o Dr. Eric Jensen, vice-presidente da Aviagen para Serviços Veterinários na América do Norte.

“Manter elevados padrões de biossegurança sempre foi uma base do nosso programa de melhoramento genético”, explica. “Esta nova certificação é o reconhecimento de nossas rigorosas práticas de biossegurança e, juntamente com nosso abrangente programa de monitoramento, traz maior segurança de fornecimento para clientes em todo o mundo”.

Facilitando o comércio internacional

“No mundo atual, a Influenza Aviária tornou-se a maior ameaça ao comércio internacional, e a compartimentalização ajuda a eliminar essa ameaça”, diz Jan Henriksen, CEO da Aviagen. “Com a certificação de compartimentalização, as empresas de genética avícola como a Aviagen poderão oferecer aos clientes, em todo o mundo, o suprimento ininterrupto de aves com qualidade, permitindo sustentar a crescente população da Terra com uma proteína confiável, saudável e acessível”.

Compartimentalização em todo o mundo

Em 2010, a empresa tornou-se a primeira empresa de genética de aves a atingir o status de compartimentalização reconhecido por um órgão governamental para as suas unidades no Reino Unido. Desde que o status de compartimentalização entrou em vigor, exportou com êxito material genético para vários países em todo o mundo durante os surtos de doenças notificadas no Reino Unido.

Mais tarde, em 2015, o governo de Índia certificou a unidade da Aviagen em Elayamuthur através dos Governos da Índia Central e do estado de Tamil Nadu. Dessa forma, no caso de uma doença notificada obrigatoriamente, a Aviagen Índia continuará a fornecer aves a seus clientes na Índia ou em outros países que reconheçam e aceitem formalmente o status de compartimentalização.