Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Aviário com sistema dark house é uma das atrações do Pavilhão de Avicultura

<p>Avicultores estão tendo a oportunidade de conhecer de perto esse sistema de criação.(Com vídeo)</p>

Da Redação 02/01/2005 – (Cascavel – PR) – Um dos destaques do Pavilhão de Avicultura este ano no Show Rural Coopavel é o protótipo de aviário com sistema “dark house”, especialmente montado pela Avimac para o evento. O sistema de criação tem chamado a atenção dos avicultores que têm se mostrado bastante curiosos quanto a seu funcionamento e benefícios. “Somente no dia de hoje (02/02) mais de 700 pessoas passaram pelo aviário para conferir o sistema”, afirma Gilmar Malacarne, diretor da Avimac.

As principais características do sistema “dark house” são o controle rigoroso da luminosidade (limitação de luz, seja na intensidade e/ou na quantidade de luz diária) e da temperatura do aviário.

O método faz com que as aves permaneçam durante 12 horas do dia no escuro e outras 12 sob luz artificial. Os equipamentos de refrigeração, aquecimento e umidade são controlados por computador e permitem reduzir consideravelmente o contato humano com esse ambiente.

A experiência de criar aves em ambiente controlado sob sistema de restrição de luz não é nova e foi desenvolvida por avicultores norte-americanos e canadenses. Segundo o diretor da Avimac, os principais benefícios obtidos através da utilização desse sistema são: melhor uniformidade de peso, melhor conversão alimentar, diminuição do índice de mortalidade, entre outros.

“A Coopavel acredita bastante nesse tipo de sistema de criação”, afirma Jair Luiz Casarotto, gerente de produção avícola da Cooperativa. A tendência, segundo ele, é de a cooperativa passe a investir mais nesse sistema de criação a partir das novas integrações.

Confira detalhes do sistema de criação “dark house” na explicação do diretor da Avimac, Gilmar Malacarne.