Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultor quer intervenção federal

Criadores de aves vão pedir apoio de dois ministérios na condução da crise na Chapecó Alimentos.

Redação AI 29/01/2003 – O Sindicato dos Criadores de Aves do Estado de Santa Catarina (Sincravesc) deve convocar até o dia 10 de fevereiro uma assembléia para discutir a situação da Chapecó Alimentos.

Além do presidente da empresa, Alex Fontana, os avicultores do Estado vão solicitar a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e do secretário Nacional da Pesca, José Fritsch.

O presidente do Sincravesc, Valdemar Kovaleski, disse que a reunião de ontem (28) com os diretores da Chapecó Alimentos não trouxe garantias de abastecimento aos aviários nem de pagamento dos lotes em atraso.

Kovaleski anunciou também que vai solicitar uma decisão política do governo federal de injetar recursos para zerar os débitos junto aos 800 avicultores integrados, que gira em torno de R$ 900 mil.

O atraso no pagamento dos criadores chega a 50 dias. Segundo Kovaleski os avicultores estão encontrando dificuldades em manter a propriedade com os atrasos de pagamento e fornecimento de ração.

Defesa da empresa – O presidente do Sincravesc relatou que os diretores da empresa destacaram que a crise foi ocasionada por problemas de caixa e o represamento da produção de suínos, em virtude da doença de Aujeszky, que paralisou a exportação de carne.

A perspectiva é de que a empresa ganhe um novo fôlego a partir da transformação dos bancos credores em acionistas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Bozzano, Banco do Brasil e IFC, entre outros.

Essa capitalização deve ser concluída em até 60 dias. A intenção é usar este novo fôlego nas contas para atuar no mercado e buscar novos financiamentos.

Após o saneamento da Chapecó, a empresa deve ser vendida. O abastecimento das granjas também deve ser normalizado nos próximos dias, a partir da suspensão do alojamento de aves na unidade de Cascavel, no Paraná, trabalho que já foi iniciado.