Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultores buscam aumento de preços

Os avicultores utilizam-se de algumas estratégias para que haja equilíbrio entre a demanda e a atual oferta de ovos no mercado.

Redação AI 22/10/2002 – Para que haja equilíbrio entre a demanda e a atual oferta de ovos no mercado, os avicultores utilizam-se de algumas estratégias, como antecipação dos descartes de aves poedeiras e menor alojamento de pintinhos de postura, processo que é indicado e incentivado pelas associações de avicultores, de acordo com dados constantes em relatório publicado pelo Deral (Departamento de Economia Agrícola do governo do Paraná).

O Departamento também informa que, atualmente, os preços não elevam-se na medida necessária, porém os custos de produção vão às alturas deixando os avicultores preocupados com o futuro da atividade, devido à redução da rentabilidade.

O preço médio estadual da saca do milho (60 kg) no atacado, de janeiro a setembro de 2002, elevou-se 46%, enquanto que no mesmo período de 2001, a alta foi apenas 21,2%. O farelo de soja em igual período de 2002 elevou-se em 28%, enquanto que índice de aumento em 2001 foi de 16,7%.

A dúzia do ovo branco tipo grande ao produtor em 2002 (janeiro a setembro) sofreu alta de 9,5%, enquanto que no ano passado neste período a alta foi 7,0%.

As informações são do Deral – Departamento de Economia Agrícola do governo do Paraná.