Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Milho e soja

Avicultores da Republica Dominicana sofrem com alta dos insumos

Em um ano os preços do milho e da soja aumentaram 41,4% e 40,8%, respectivamente<br /> 

Avicultores da Republica Dominicana sofrem com alta dos insumos

Em meio à pandemia da Covid-19, o preço da matéria-prima utilizada pelo setor avícola dominicano aumentou 41%, o que impactou diretamente seus custos de produção em mais de 70%.

Embora o setor tenha esperanças de que tudo melhore, as projeções para os primeiros meses de 2021 não são positivas.

“Nós, como associação, entendemos que o frango não deve crescer mais do que está. A produção está até aumentando ”, disse Pavel Concepción, presidente da Associação Dominicana de Aves.

Por outro lado, o diretor executivo da Associação Dominicana de Avicultores, Gregory Marte, disse que o preço do milho e da soja aumentou 41,4% e 40,8%, respectivamente, em 2020 em relação a 2019, o que em sua opinião reflete um aumento nunca visto antes.

De acordo com dados gerenciados por organizações avícolas, o preço médio da matéria-prima por quintal em 2017 foi de US $ 16,75 para a soja e US $ 7,99 para o milho. Isso mudou em 2018, quando a soja passou para US $ 18,28 e o milho para US $ 8,83. Em 2019, o quintal da soja caiu para 16,78 e o milho para 8,42 dólares, quase os preços de 2017. Mas em dezembro de 2020 a variação foi abrupta, o quintal da soja passou para 23,63 dólares e o do milho para 11,91 dólares, aumentando 40,8% e 41,4%, respectivamente.

“Milho e soja representam 70% do custo de produção de frango e ovos, e 95% de carne suína”, disse Marte ao indicar que as autoridades dominicanas devem estar atentas à questão das matérias-primas dos setores aves e suínos, buscando medidas que levem, pelo menos, à estabilização dos preços.

Ele disse que atualmente o frango de criação custa entre RD $ 36 e RD $ 38 pesos o quilo.

A produção de frangos normalmente oscila entre 17 e 18 milhões de frangos por mês, mas, devido à questão dos hotéis, agora os números estão em torno de 16 milhões.

Os preços internacionais das matérias-primas aumentaram devido à grande demanda da China, impactando outros países.

“A China teve uma recuperação muito rápida e aumentou a demanda por esses produtos muito rapidamente e não tem matéria-prima. A realidade que existe nesse ambiente é que a matéria-prima aumentou 41% e isso impacta 70% do custo da produção de frangos e ovos na República Dominicana ”, explica o diretor executivo da Associação Dominicana de Avicultores, Gregory Marte .

Os diferentes estabelecimentos comerciais comercializam meio quilo de frango in natura entre RD $ 65,00 e RD $ 72,00 e congelado, em média, a RD $ 55,19 o quilo com mínimo de RD $ 59,95 e máximo de RD $ 60,00, segundo dados divulgados pelo Proconsumidor.

O quilo do frango custa dependendo do estabelecimento que o vende e da marca do frango. Segundo dados da Associação Dominicana de Avicultores, a tendência é de alta, caso o custo da matéria-prima não se estabilize. A realidade será conhecida no primeiro trimestre de 2021, estimam.

De acordo com os dados, o setor avícola dominicano contribui para a economia com cerca de 39 bilhões de pesos por ano, incluindo ovos e frangos. Além disso, gera mais de 40 mil empregos diretos e indiretos no país.