Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Initernacional

Avicultores indianos sofrem perdas por falta de insumos

Suprimento de alimentos para aves, incluindo milho, soja outros itens provenientes de outros estados, estão bloqueados devido ao bloqueio de estradas

Avicultores indianos sofrem perdas por falta de insumos

Os criadores de aves dos estados de Punjab e Haryana na Índia estão enfrentando uma escassez aguda de ração por causa do bloqueio nacional para evitar a disseminação do coronavírus, e temem que seus animais morram se o suprimento não for restaurado.Os agricultores alegaram que o suprimento de alimentos para aves, incluindo milho, soja, bolo de amendoim, bajra (milheto) e outros itens provenientes de outros estados, estão bloqueados devido ao bloqueio.

“Não conseguimos obter alimentos para aves desde que as restrições foram impostas por causa do coronavírus”, disse Mohinder Arora, presidente do Punjab da Associação de Agricultores de Aves, Mohinder Arora.

Arora disse que os fornecedores em Rajasthan, Madhya Pradesh, Uttar Pradesh e Gujarat não podiam enviar alimentos para avicultores de Punjab e Haryana, os principais fornecedores de frango e ovos no país.

“Cada agricultor mantém estoque de ração de apenas quatro a cinco dias e a maioria deles fica com pouca ou nenhuma ração para aves”, disse ele.

“O governo não está cuidando dos negócios de aves”, acrescentou.

Em Haryana, o agricultor de Karnal, Randhir Singh, lamentou que as aves domésticas logo começariam a morrer se o governo não adotasse as medidas necessárias para garantir a retomada do suprimento de ração.

Especialistas no ramo de aves, no entanto, apontaram que, devido à escassez aguda de ração, alguns criadores de aves foram obrigados a enterrar seus pássaros, e alguns reduziram a quantidade de alimentos para seus pássaros.

“Ao reduzir a alimentação, pelo menos as aves têm chance de sobreviver”, disse um dos avicultores de Punjab.

Os agricultores disseram ainda que não foram capazes de entregar ovos por causa de restrições ao movimento de transporte.

A crise atual para a indústria avícola vem em um momento em que já está sofrendo perdas devido ao declínio na venda de ovos e frango.

Os agricultores de Punjab e Haryana pediram aos seus respectivos governos estaduais que permitissem a circulação de veículos carregando alimentos para animais e ovos, caso contrário a indústria logo fechará.

O diretor do Departamento de Pecuária de Animais de Punjab, Inderjit Singh, disse que o departamento escreveu para vários estados para permitir o fornecimento de alimentos para aves.