Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Avicultores participam de curso em MG

<p>Produtores de frango de Minas Gerais farão curso de boas práticas nas granjas.</p>

Por algumas horas, mais de 500 produtores de frangos de Barbacena, Visconde do Rio Branco e São Miguel da Anta, em Minas Gerais, trocarão as granjas por uma sala de aula e aproveitarão para revisar conteúdos.

São integrados da Rivelli Alimentos e da Pif Paf Alimentos, convidados a participar do Curso de Boas Práticas de Frango, uma capacitação gratuita graças à parceria entre Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (ABEF), União Brasileira de Avicultura (UBA) e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Há tempos que as próprias empresas demandavam esse tipo de capacitação, e surgiu então o Ciclo Produção Avícola com Qualidade, realizado em três municípios gaúchos, no ano passado, e agora avançando para outros Estados, com Minas Gerais sendo contemplado por ser um Estado com potencial imenso de expansão”, afirma o presidente da ABEF, Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura. “Vamos percorrer o Brasil afora, mapeando a produção avícola com a capacitação, que é sempre bem-vinda para os proprietários de granjas que querem melhorar o perfil produtivo de suas empresas rurais”, observa o presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Ariel Mendes.

A programação inicia-se na segunda-feira, 6, em Barbacena, sede da Rivelli Alimentos. Às 17h, 85 Integrados, além de componentes da equipe técnica da empresa e convidados, como Emater, Sindicato Rural, professores e alunos da Escola Agrotécnica, reúnem-se no Colégio dos Salesianos, para revisar conhecimentos.

O encontro será aberto por representantes da Rivelli. O diretor-executivo da ABEF, Ricardo Santin, que ressaltará a importância da atividade para o superávit da balança comercial do agronegócio nacional. Ao expor os propósitos do curso de capacitação, Santin enaltecerá a necessidade de os produtores introduzirem práticas que garantam qualidade no produto.

Caberá ao médico veterinário José Luis Kieling Franco, do setor de Gestão da Qualidade da Doux Frangosul, de Montenegro, dar início à aula de boas práticas na produção de frangos. A zootecnista Sulivan Alves, Coordenadora Técnica da ABEF, aproveitará a oportunidade para fazer uma exposição sobre o trabalho cotidiano da ABEF para manter e atrair empresas importadoras de carne de frango.

A agenda terá seqüência na terça-feira, às 14h, em Visconde do Rio Branco, em uma das unidades da Pif Paf. Mais de 200 produtores, incluindo prefeitos, autoridades, dirigentes, técnicos e convidados estarão na sede do CAEF/SENAI participando do aprendizado. Ao mobilizar os produtores a participarem da capacitação, o presidente da Associação dos Avicultores da Zona da Mata de Minas Gerais – AVIZOM, Luiz Fábio Antonucci Filho, enalteceu a iniciativa dos organizadores em propiciar um espaço para a revisão de conteúdos que resultarão em melhorias no trabalho das granjas.

No dia seguinte, quarta-feira, em São Miguel da Anta, o aprendizado será repassado para mais de 200 pessoas. A programação começará às 14h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, onde os integrados da Pif Paf e ouvirão mensagens que vão desde o otimismo com a ampliação de mercados de exportação de cortes de frango nacionais até a necessidade urgente de implantar boas práticas de produção em todas as granjas, independentemente do tamanho.