Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Internacional

Avicultores quenianos alegam dumping de Uganda

Mais de 540.000 criadores de frangos no Quênia estão reduzindo suas operações em meio a uma alegação de dumping pela indústria avícola de Uganda.  

Avicultores quenianos alegam dumping de Uganda

De acordo com a mídia local Th Standart, mais de 540.000 criadores de frangos no país foram forçados a reduzir suas operações, devido ao alegado despejo de frango processado por agricultores de Uganda. 

Os fazendeiros, por meio de seu grupo de lobby, acrescentaram que o bloqueio afetou ainda mais o mercado devido à restrição à venda de lanchonetes e lanchonetes que operam 24 horas, sete dias por semana. 

“Como o KFC, o Chicken Inn’s e outros restaurantes para levar estão fechados às 21h e a venda de alimentos quentes foi proibida durante o bloqueio, os produtores de frango perderam grande parte de seu mercado regular. Além disso, muitas pessoas não podem mais comprar carne, devido à perda de empregos ”, argumentou Zack Munyambu, Diretor da Sociedade Cooperativa de Agricultores de Aves de Kiambu.

Munyambu acrescentou que é assustador considerar que, nesta situação desafiadora, os avicultores do Quênia devem competir com o frango isento de impostos dos países da EAC. 

Ele afirma que a vizinha Uganda está despejando mais de 100.000 kg de frango no Quênia todos os meses.
Arthur Kimani, um agricultor em Wangige, disse: “Criamos 55.000 pintos a cada ciclo de 32 dias em nome de um grande produtor. Se o mercado estiver fraco, o produtor pode reduzir o número de ciclos em meu calendário. Isso afetaria meu negócio e meus 12 funcionários em tempo integral correm o risco de perder o trabalho porque, com menos ciclos, posso não ser capaz de pagar todos eles. ” 

“Temos que priorizar nossos produtores de alimentos por uma questão de segurança alimentar neste país. A Covid-19 está mudando nossa perspectiva econômica e temos que tomar as precauções necessárias para nos proteger como nação. ”