Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultores querem aumentar produção nacional de milho

Avicultores da região Sul formaram um grupo para discutir com o governo federal políticas públicas que incentivem o cultivo do milho.

Redação AI 28/01/2003 – Avicultores dos três estados do Sul formaram um grupo para discutir com o governo federal políticas públicas que incentivem o cultivo do milho. Como o grão é o principal insumo para o setor, os criadores de frango estão preocupados se a produção será suficiente para abastecer o mercado interno, principalmente com as expectativas de crescimento do setor avícola nacional.

Para o presidente do Sindicato da Indústria de Produtores Avícolas do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, só a garantia de bom preço para o milho vai incentivar os produtores a plantarem uma área maior com o grão, o que acabaria com a crise do setor. `Para isso é necessário que o governo federal amplie o crédito para o plantio de milho, estabeleça preço mínimo para o grão e crie o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para a safrinha`, diz. Segundo o presidente do Sindiavipar, é importante que o governo federal desenvolva mecanismos que garantam um preço de segurança para o milho em relação ao da soja de 2:1 (duas sacas de milho para uma de soja). `Queremos evitar que falte milho para o mercado interno, o que pode inviabilizar investimentos por parte das empresas, comprometendo as metas de crescimento do setor`, explica. No país, a União Brasileira de Avicultura (UBA) estima que a produção este ano supere em 8% a do ano passado. No Paraná, no entanto, este crescimento deve ser ainda maior, de 12%, segundo o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). `Entretanto, para que estas metas sejam alcançadas precisamos contar com apoio do governo federal no sentido de garantir as matérias-primas para o setor`, afirma domingos Martins.

A mobilização dos produtores avícolas foi iniciada na semana passada, em encontro realizado em Curitiba que contou com representantes dos três estados do Sul. O movimento vem sendo monitorado pelo governo federal com atenção, uma vez que Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná são responsáveis por 75% da produção avícola do país.

Além da discussão de uma proposta para ser apresentada ao governo federal, os produtores decidiram desenvolver um plano gestor conjunto para a atividade. Segundo Domingos Martins, presidente do Sindiavipar, este planejamento busca integrar a produção de frango no sul do País, favorecendo o planejamento das empresas envolvendo ações de logística, compra de insumos e estratégias de comercialização da produção.

Martins informou que amanhã, o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) vai divulgar os resultados oficiais de produção e exportação em 2002 e as expectativas para 2003.