Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Avicultura catarinense - por José Antônio Ribas Júnior

por José Antônio Ribas Júnior,Presidente da Associação Catarinense de Avicultura (ACAV)

Avicultura catarinense - por José Antônio Ribas Júnior

A Associação Catarinense de Avicultura promove de 25 a 27 deste mês, em Florianópolis, o 12º Simpósio Técnico da ACAV, com a participação de 500 profissionais e empresários do setor. Evento de alto nível científico, tem foco nos temas de maior relevância na atualidade para a cadeia da avicultura industrial e nas inovações que surgiram no Brasil e no mundo. O Simpósio é referência nacional em difusão tecnológica, integração setorial e formulação de políticas segmentadas. 

A avicultura industrial catarinense situa-se entre as mais avançadas do planeta. Santa Catarina – segundo maior produtor e exportador do País – apresenta números eloquentes: em 2017 produziu 2,1 milhões de toneladas de carne de frango mediante o abate de 883,8 milhões de aves. A avicultura tem o maior valor bruto da produção agropecuária barriga-verde, com um faturamento de 6,2 bilhões de reais em 2017. A carne de frango é o segundo produto das exportações catarinenses. No comércio exterior, os números também são superlativos: no último ano foram embarcadas 971 mil toneladas para 120 países que renderam 1,8 bilhão de dólares para a economia estadual.

O elevado status da cadeia da avicultura industrial é reconhecido e respeitado em todo mundo. Santa Catarina tem um papel destacado neste cenário: foi pioneiro na implantação das modernas indústrias de abate e processamento de frangos e perus no Brasil e, também, do sistema de produção integrada criador/processador  que permitiu desenvolver amplas regiões do território. Os produtores e os empresários catarinenses investiram décadas de trabalho e estudo para construir uma das mais avançadas indústrias avícolas do mundo, resultado de muito conhecimento cientifico, pesquisa, tecnologia e gestão.

A iniciativa do Simpósio é parte da jornada em busca da eficiência, da biosseguridade e da  construção de cadeias produtivas cada vez mais sólidas. A sanidade também é um desafio. Santa Catarina é livre das doenças mais graves que hoje afetam outros países.

O agronegócio em geral e a avicultura em particular vem sustentando a balança comercial. As indústrias se tornaram empresas globais pela sua competência em gestão. O setor gera empregos e riquezas para o País: o desempenho no mercado mundial permite avaliar a extraordinária contribuição do setor. As exportações de frango nos últimos 40 anos totalizaram 60 milhões de toneladas e renderam 94 bilhões de dólares em receitas para o Brasil. Santa Catarina e o Brasil, com uma proteína saudável e produzida de forma sustentável, estão alimentando o Planeta.