Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avicultura e meio ambiente

A total integração entre a produção avícola e o meio ambiente é aspecto fundamental para o exercício da atividade nos dias de hoje, diz professor da Unesp.

Redação AI 08/05/2003 (Campinas/SP) – Assunto que sempre está entre as principais preocupações do setor avícola, os impactos ambientais causados pela produção de frangos de corte foi, o tema da palestra do professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Jaboticabal), Jorge Lucas Júnior, no Painel: “Atualidades na Produção de Frangos de Corte”, apresentada hoje (08/05) no segundo dia da Conferência Apinco 2003. O painel, realizado no início desta tarde, despertou o interesse dos participantes da conferência que compareceram em grande número para assistir à apresentação. De acordo com Lucas, todo sistema de produção animal, em maior ou menor grau, provoca impactos no meio ambiente. “O segredo está justamente em estudar, desenvolver e adotar métodos de produção que minimizem esses impactos”, explica o professor.

A intensificação da produção avícola através da concentração de um grande número de aves numa mesma propriedade (densidade populacional das aves) pode e tem gerado vários impactos ambientais atualmente. Tais impactos ocorrem principalmente no ar (através da emissão de gases e poeira), no solo (com excessos minerais causados pelo mau uso da cama e pelo descarte de aves) e na água (pelo uso excessivo de água e desperdício em equipamentos). Segundo Lucas, um projeto que preveja a integração entre a produção avícola e o meio ambiente é fundamental para o exercício da atividade nos dias de hoje.

Técnicas de manejo – Para ele, todo projeto avícola atual tem a obrigação de garantir o desenvolvimento sustentável da atividade.”A avicultura, como qualquer outra atividade produtiva, deve conter um processo de desenvolvimento que busque atingir as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades”, afirma. Nesse sentido, diz o professor, as boas práticas de manejo têm um papel fundamental. A adoção de técnicas como a reciclagem, o tratamento de dejetos, a compostagem de aves mortas e reutilização da cama, entre outras, são alguns dos caminhos a serem trilhados na constante busca para diminuir os impactos causados pela atividade no meio ambiente.

Segundo o professor, a fiscalização dos impactos causados pelos sistemas de produção animal no meio ambiente tendem a crescer consideravelmente nos próximos anos. A cada ano aumenta o número de pessoas preocupadas em consumir produtos considerados ecologicamente corretos. Nesse sentido, a avicultura ainda encontra-se numa boa situação quando comparada a outras atividades. “A situação da avicultura hoje é bem menos crítica que de outros segmentos como a suinocultura e a bovinocultura”, diz Lucas.