Agroceres Multimix

Avicultura Industrial: Os custos futuros desta pandemia

Está no ar a edição 1298 da Revista Avicultura Industrial

08-Jun-2020 10:51 - Atualizado em 08/06/2020 11:02

A economia em toda a América Latina sofreu um duro golpe com a pandemia causada pelo novo Coronavírus. A região já experimentava um crescimento aquém do esperado nos últimos cinco anos, motivado principalmente pelos menores patamares de preços da commodities, o maior motor das exportações latino-americanas. As desigualdades sociais, acompanhadas ainda pelos reflexos da crise econômica mundial de 2008, levou muitos países a registrarem protestos em massa de suas populações. As famílias viram suas rendas decaírem e a ascensão a classe média sofreu um forte recuo nestes últimos anos. Muitas famílias retornaram a seus patamares econômicos anteriores; muitas nem isso.

O Banco Mundial apontou um crescimento médio pífio da América Latina e Caribe em 2019, que fechou em 1,7%. Os resultados da região têm forte influência dos desempenhos econômicos de Argentina, Brasil e México. E ambas vêm registrando desacelerações ou quedas ao longo dos últimos anos. Junte-se a todo este cenário, o recente colapso nos preços do petróleo ocorridos neste ano e a forte disseminação do SARS-CoV-2 por toda a América Latina, com maior intensidade em alguns países. Entre eles, o Brasil e o México, tendo a Argentina estabelecido um melhor controle dos casos.

Uma previsão do Banco Mundial, feita em abril deste ano, indica um PIB negativo de 4,6% para a América Latina e Caribe, ressaltando que esta média não inclui a economia venezuelana. Os dois próximos anos apontam melhora, mesmo assim, com baixo crescimento médio. No caso brasileiro, a estimativa do Banco Mundial é de um PIB de -5% em 2020, projetando aumentos pouco significativos em 2021 e 2022, respectivamente, 1,5% e 2,3%.

Quando olhamos diretamente para o agronegócio brasileiro, o cenário se mostra diferente. As exportações agro do país ganharam força – mesmo diante do cenário de pandemia - e tendem a crescer mais. Há necessidade de alimentos no mundo, e o Brasil é um dos principais produtores e fornecedores, tendo uma produção estruturada e com base tecnológica, além de mercados abertos para os seus produtos, principalmente na Ásia.

No entanto, a Covid-19 é uma questão de saúde pública mundial, com alto impacto na atividade econômica devido a sua rápida transmissão aliada a poucas alternativas eficazes de controle. As principais, o isolamento e o distanciamento social. É algo devastador para os sistemas de saúde dos países, que entram em colapso frente a enormidade de casos graves. Os países que adotaram medidas com base científica, encarando o problema com seriedade, informando e orientando corretamente sua população tendem a superar mais rapidamente esta situação. Infelizmente, este não tem sido o caso brasileiro, que vive um caos político e um governo pouco afeito à Ciência. Os setores modernos do agronegócio têm de estar atentos a isto em relação a seu futuro. O mundo precisa de alimento, mas para que as exportações sigam avançando, é preciso que o país exportador tenha credibilidade em todas as áreas e saiba se sentar à mesa para discutir desafios e implementar soluções. O que não parece ser característica do atual governo brasileiro.

Humberto Luis Marques

Editor Avicultura Industrial

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021
29 de Novembro de 2021
Crescimento

Brasil deverá atingir recorde na produção de aves em 2021

Aumento, de 4,5%, tem relação direta com a queda do poder aquisitivo da população, que passou a procurar proteínas mais baratas

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor
Conteúdo Técnico

Cuidados essenciais no controle de temperatura dos aviários em dias de calor

Oferecer um controle térmico adequado às aves em dias de calor é um dos grandes desafios dos produtores, que precisam observar o comportamento das aves e manter o equilíbrio da temperatura e umidade do ar.

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro
Mercado Interno

Preços do frango e do boi sobem mais de 40% no ano até setembro

Já o valor pago ao produtor de carne suína avançou 19,7%, segundo o relatório Mercados e Preços Agropecuários