Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Avicultura: qual a solução para o setor nos dias de inverno?

Equipamentos eletrônicos como aquecedores automatizados e nobreaks se tornam indispensáveis em granjas, principalmente durante o período mais frio do ano

Avicultura: qual a solução para o setor nos dias de inverno?

O cuidado constante no setor da avicultura tem colocado o Brasil como um dos principais exportadores do mundo, neste segmento. E para manter-se no topo desse ranking, uma série de ações vem sendo colocadas em prática para garantir uma produção animal cada vez melhor. Entretanto, com o inverno se aproximando, chega também mais um desafio para os avicultores no Brasil: manter as aves bem aquecidas e em um ambiente agradável e sem estresse. Mas em meio a tantas temperaturas baixas nos campos, o que fazer para que a estação mais fria do ano não prejudique o desempenho desses animais?

De acordo com o engenheiro da Metalúrgica Debona, Paulo Henrique Favaretto, empresa especializada na instalação de equipamentos para avicultura, uma das alternativas mais usadas vem sendo a utilização de aquecedores automatizados em granjas. “Este tipo de equipamento automatizado, ligado à energia elétrica, pode ser usado em praticamente todas as fases da vida das aves, desde o nascimento até a fase adulta”, comenta.

No entanto, Paulo afirma, ainda, que para garantir que os aquecedores estejam cumprindo sua funcionalidade, algumas medidas devem ser tomadas. “Como estes aparelhos funcionam a partir da energia elétrica, para garantir que o aquecimento dos aviários seja constante, é necessário que estes [aquecedores automatizados] estejam conectados a equipamentos como nobreaks, o que garante que seu funcionamento não seja interrompido e com isso temos o monitoramento do sistema automático evitando assim a queda brusca de temperatura no aviário”, afirma.