Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Azerbaijão suspende importação de produtos avícolas de regiões da República Tcheca, Alemanha, Inglaterra e Bulgária

Anteriormente, o país impôs proibição temporária de alguns territórios da Bulgária, Coréia, Ucrânia, Alemanha, Irlanda do Norte, Polônia, Romênia, Irã, Suécia, Vietnã, Iraque, Índia, País de Gales, França e Bélgica 

Azerbaijão suspende importação de produtos avícolas de regiões da República Tcheca, Alemanha, Inglaterra e Bulgária

A Agência de Segurança e Alimentos do Azerbaijão suspendeu a importação de aves e produtos avícolas de algumas regiões da República Tcheca, Alemanha, Inglaterra e Bulgária, informou a agência.

A proibição está de acordo com o alerta da Organização Mundial de Saúde Animal contra doenças infecciosas de animais que podem entrar no território do Azerbaijão de outros países.

De acordo com a Organização, uma doença altamente patogênica – a gripe aviária – foi relatada nas unidades territoriais de Stredocesky da República Tcheca, Brandenburg da Alemanha, Nordeste da Inglaterra e Pleven da Bulgária.

A este respeito, a Agência impôs restrições temporárias à importação de todos os tipos de aves vivas e produtos avícolas dos territórios mencionados.

Enquanto isso, um apelo foi feito ao Comitê Aduaneiro Estadual do Azerbaijão para tomar medidas relevantes para fortalecer o controle sobre os veículos que chegam e passam pela República Tcheca, Alemanha, Inglaterra e Bulgária.

Anteriormente, a Agência impôs uma proibição temporária à importação de aves de alguns territórios da Bulgária, Coréia, Ucrânia, Alemanha, Irlanda do Norte, Polônia, Romênia, Irã, Suécia, Vietnã, Iraque, Índia, País de Gales, França e Bélgica para o Azerbaijão após o alerta da Organização Mundial de Saúde Animal.

A Agência de Segurança Alimentar do Azerbaijão foi criada em 2017 e é uma autoridade executiva central, que supervisiona a regulamentação das normas de segurança alimentar, avaliação de risco, registro oficial de produtos alimentícios e seus materiais de embalagem, emissão de certificados de segurança alimentar para produtos alimentícios exportados. É também responsável pelo controle do estado sobre a segurança alimentar e proteção dos direitos dos consumidores de produtos alimentícios em todas as fases da cadeia de abastecimento alimentar, incluindo produção, abastecimento, embalagem, armazenamento, transporte e comercialização de alimentos, uso no setor de catering e serviços, utilização e disposição, bem como implementação e regulamentação da política estadual nas áreas mencionadas.