Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crédito Rural

Banco do Brasil avança no crédito rural

Tarciana Medeiros, presidente do banco, diz que apoio à agricultura familiar tem crescido

Banco do Brasil avança no crédito rural

De acordo com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, um dos aspectos de progresso da instituição nos primeiros meses de sua administração foi o aumento das operações de financiamento destinadas à agricultura familiar.

Em uma entrevista ao Valor, a presidente destacou que nos primeiros 100 dias houve um crescimento de 36% em comparação com o ano anterior, com a liberação de R$ 4,4 bilhões. Medeiros afirmou que esse resultado é motivo de grande comemoração e celebração.

A executiva diz que houve um “período com dificuldade” no crédito de agricultura familiar, no Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), mas que os funcionários abraçaram a estratégia de conciliar a atuação comercial com a social. “Estamos trabalhando forte em cadeia produtiva, desde o pequeno produtor até o financiamento da indústria que exporta. E crescemos sem deixar de fazer nenhuma grande operação no agronegócio”, afirmou. O banco é o principal agente de crédito do agronegócio brasileiro.

O cargo de vice-presidente de agronegócios do BB continua sem novo titular. “Temos alguns direcionamentos (…) sobre uma mudança (…) Não só na concessão do crédito (…), mas também [no trabalho com] a cadeia do agro sustentável. Então, há uma discussão das características da pessoa para a vice-presidência.

Não há o nome definido ou direcionado”, diz Tarciana Medeiros. No mercado, comenta-se que a ex-senadora Kátia Abreu seria um dos nomes cotados para o cargo. “Não a conheço pessoalmente”, disse a presidente do BB”, “mas como ministra da Agricultura. E ela fez um bom trabalho”.