BB libera crédito de R$30 mi no evento

Show Rural Coopavel 2001 já recebeu mais de 85 mil visitantes.

Redação AI – 16/02/2001 – O Show Rural Coopavel 2001 recebeu quinta-feira (15/02/2001) 24.625 pessoas no Centro Tecnológico Coopavel, totalizando 85.147 visitantes até o momento. O show contou com a visita de Ricardo Conceição, diretor de Crédito Rural do Banco do Brasil. Uma equipe de 92 presidentes de sindicatos rurais de Goiás também estiveram conhecendo o evento. Eles assistiram a uma palestra sobre Estradas Rurais.

O agricultor Altamir Rosário, de Ubiratã visitou o CTC e comentou que considerou o evento muito bom. "São novas tecnologias, vários lançamentos em produtos e nós damos muito valor à tecnologia. Através da inovação já obtivemos grandes mudanças mas sem aplicar novas técnicas não é possível se manter na atividade agrícola", afirma o produtor.

Ricardo Conceição veio prestigiar o evento e aproveitou a ocasião para assinar um contrato de liberação de crédito da ordem de R$ 30 milhões. Esses recursos são destinados aos produtores que queiram adquirir máquinas e demais produtos no Show Rural Coopavel 2001. Segundo Ricardo Conceição, "esses valores estão disponíveis aos produtores que são nossos clientes e potenciais compradores. Eles receberam um cartão de crédito que identifica que possuem crédito pré-aprovada".

Os clientes que possuem este cartão já têm crédito pré-aprovado, porém, aos demais interessados, Conceição informa que existe crédito disponíveis, apenas passarão por estudos para a sua liberação. O coordenador geral do Show Rural, Rogério Rizzardi avaliou o evento como "excelente, nestes quatro dias tudo correu dentro da expectativa e nós acreditamos que vamos ultrapassar o número de 100 mil visitantes", informa.

Novo milho – A Embrapa Milho e Sorgo está lançando o BRS 3133, um híbrido triplo para os produtores da região sul que investem em tecnologia. Possui um porte baixo, com alta produtividade, ótima sanidade de grãos, boa resistência ao acamamento e quebramento garantindo assim, uma colheita 100% mecanizada. Destaque também para o BRS 4150 que é uma variedade de milho recomendado para a agricultura familiar na região sul.

O visitante também poderá conhecer o controle biológico, que é a alternativa mais eficiente para o combate de pragas da lavoura ao alcance do produtor, feito através do uso de organismos vivos para manter a população de determinada praga em equilíbrio no agrossistema.

A Embrapa está presente no Show Rural Coopavel 2001 com sete unidades de pesquisa. São elas a Embrapa Soja (Londrina – PR), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia – SC), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS), Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos – SP), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG), Embrapa Florestas (Colombo – PR), Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antonio – GO), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG) e a Embrapa Sede (Brasília – DF).

A coleção de cultivares de soja, milho, girassol e feijão, desenvolvidas pela Embrapa para o Paraná, são a grande atração da unidade demonstrativa da empresa no Show Rural Coopavel. A Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, apresenta ainda outras tecnologias de produção agrícola, como informações sobre manejo de pragas, plantas daninhas e de doenças. O controle biológico da lagarta do cartucho do milho é uma das tecnologias de destaque.

Também estão expostos o milho pipoca, o sorgo, o milheto, entre outras alternativas para os pequenos produtores. A Embrapa Soja em parceria com a Emater-PR apresenta 13 espécies de plantas daninhas mais comuns nas lavouras do Paraná, em três estágios de crescimento diferentes, o que ajuda a identificar o problema. As doenças da soja também são amplamente debatidas. Nos laboratórios da Embrapa Soja foram inoculadas as principais doenças em cultivares.

O objetivo é mostrar, na prática, os principais sintomas das doenças, quando é preciso controlá-las e quais os melhores métodos de controle. Também estão em exposição os recursos disponíveis nas principais plantadeiras do mercado, detalhando as aberturas de sulco, cortes de palha, deposição de sementes e distribuição de adubo.