Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Doença de Newcastle

Bélgica abate mais de 3 mil frangos

Entre as medidas já aplicadas estão: vigilância, rastreabilidade, erradicação, zoneamento e vacinação em caso de disponibilidade de vacina.

Bélgica abate mais de 3 mil frangos

A Bélgica eliminou 3.648 frangos de uma fazenda comercial devido à doença de Newcastle. A informação foi enviada nesta quinta-feira à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), pela Agência Federal para a Segurança da Cadeia Alimentar (FASFC) do país europeu.

O foco da doença de Newcastle foi detectado no município belga de Haaltert, localizado no distrito de Aalst, na província de Flandres Oriental. De acordo com o relatório enviado pelo Diretor de Saúde e Segurança Animal dos Produtos de Origem Animal da Bélgica, Dr. Jean-François Heymans, os primeiros sinais foram detectados em 06/06/2018.

A confirmação pelo teste de isolamento viral foi relatada em 07/04/2018, após testes de seqüência nucleotídica e testes de reação em cadeia da polimerase em tempo real (RT-PCR). A origem da contaminação ainda é desconhecida.

Entre as medidas já aplicadas pelas autoridades de saúde do país europeu estão: vigilância externa e dentro da área de proteção, rastreabilidade, erradicação, zoneamento e vacinação em caso de disponibilidade de vacina. As autoridades devem aplicar a destruição oficial de produtos de origem animal, a eliminação oficial de carcaças, subprodutos e resíduos de origem animal, além da desinfecção.

Outros casos

Casos recentes de surtos da doença de Newcastle também foram relatados em aves de quintal na Califórnia (EUA). Até 3 de julho de 2018, já ocorreram mais de 30 surtos e a grande maioria foi apresentada em San Bernardino.

Os casos foram testados no CAHFS (Califórnia Animal Health & Sistema de Laboratório Segurança Segurança) e confirmada pelo APHIS (Nacionais Serviços Veterinários Laboratories) em Ames, Iowa. A doença virulenta Newcastle não está em aves comerciais nos Estados Unidos desde 2003.

Problemas devido à ocorrência da doença também foram relatados no final de junho em uma área de quintal em Villavicencio, Departamento de Meta, Colômbia. O Instituto Agrícola Colombiano (ICA) está pedindo aos donos de aves que vacinem seus animais.

O líder nacional das doenças aviárias da ACI, Jorge Sosa Franco, relatou: “Na investigação epidemiológica que estamos realizando, detectou-se, inicialmente, que as aves foram trazidas de outra propriedade localizada fora da cidade de Villavicencio”.