Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dia Nacional do Ovo

Benefícios dos ovos para a alimentação saudável

Data é comemorada no mundo em 13/10 e celebra o fato de os ovos serem fornecidos às pessoas como uma proteína animal acessível e saudável, rica em aminoácidos, cálcio, selênio, colina e vitaminas A, B, D e E

Benefícios dos ovos para a alimentação saudável

dia do ovooNesta sexta-feira, 13 de outubro, será comemorado o “Dia Mundial do Ovo”, uma data comemorativa em âmbito global para chamar a atenção para os muitos benefícios desta proteína animal para a saúde humana, além de ser um alimento versátil e acessível do ponto de vista financeiro. Engajada na comemoração da data, a divisão de negócios e nutrição animal DSM, reconhecida pelo desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta tecnologia para melhorar o desempenho e a saúde de animais de diversas espécies – entre elas, as aves de postura –, ressalta as qualidades nutricionais dos ovos e a importância da sua produção.

José Francisco Miranda, gerente da categoria Carotenoides (que são pigmentos presentes nos ingredientes das rações das aves e que são responsáveis pela coloração da gema do ovo) da DSM para América Latina, lembra que, além de ser acessível, o ovo é uma proteína de alta qualidade para a alimentação das pessoas ao ser rico em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas A, B, D e E. “Pesquisas mostram que o ovo é um alimento que contribui para uma vida saudável à medida que reduz o risco de doenças cardíacas, de câncer de mama e o de doenças oculares relacionadas à idade, como cataratas e a degeneração macular, e promove o crescimento e o envelhecimento saudáveis”, conta o especialista.

Por ser uma proteína acessível, os ovos têm muitos benefícios que contribuem para alimentar a população mundial, cuja estimativa atual mostra que cerca de 1 bilhão de pessoas sofrem com algum tipo de subnutrição. E, levando em consideração de que a população mundial deverá aumentar em mais 3 bilhões de pessoas nos próximos 40 anos, a produção de alimentos suficientes para todos será um dos grandes desafios globais, principalmente pelo fato de os recursos naturais para a produção de alimentos serem limitados. Diante disso, os ovos são excelente opção para alimentar a população. “Os ovos são sustentáveis, acessíveis e altamente nutritivos, cuja produção tem baixos níveis de emissões e potencial de alimentar o mundo”, ressalta Miranda. 

Nutrientes fundamentais para a saúde

A seguir apresentamos uma lista de vitaminas, minerais e nutrientes contidos nos ovos e os benefícios que trazem para a saúde.

Ovos – Pílulas de Vitaminas da Natureza

grafico dia do ovo

Curiosidade: “Uma dúzia de fatos surpreendentes sobre os ovos”

O Egg Nutrition Center (www.eggnutritioncenter.org) listou 12 benefícios e curiosidades dos ovos. Confira:

  • Ovos contem a proteína de maior qualidade existente no mercado.
  • Para saber se está cru ou cozido, gire o ovo! Se o ovo girar facilmente, está bem cozido, mas se o movimento for irregular, está cru.
  • A gema do ovo é um dos poucos alimentos que é uma boa fonte natural de Vitamina D.
  • Caso quebrar um ovo sem querer, jogue bastante sal em cima para facilitar a limpeza.
  • A cor da gema depende da dieta da galinha.
  • Ovos envelhecem mais em um dia à temperatura ambiente que em uma semana na geladeira.
  • Um ovo grande tem somente 70 calorias e contem 5 gramas de gordura.
  • A proteína do ovo tem a composição perfeita de aminoácidos essenciais necessários para a formação de tecidos humanos e só perde em valor nutricional para o leite materno. 
  • Em média, uma galinha produz 300 a 325 ovos por ano.
  • Uma galinha leva 24-26 horas para produzir um ovo.
  • A galinha produz ovos maiores à medida que envelhece.
  • O campeão de produção de omeletes fez 427 omeletes de 2 ovos em 30 minutos.  Howard Helmer, do American Egg Board, é o Rei da Omelete; tem três recordes Guinness de produção de omeletes.