Biometano nas cadeias de suínos e aves será o tema de webinar no dia 25
A moderação do evento será com o pesquisador Maurício Lopes, ex-presidente da Embrapa e atual gestor do Portfólio TecBiomassa
Com a proposta de discutir as oportunidades para a redução da pegada de carbono com substituição de combustíveis fósseis, a Embrapa, CIBiogás e Universidade de Caxias do Sul - UCS, com a organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera), promovem nesta quarta-feira (25) o webinar "Biometano nas cadeias produtivas de suínos e aves".
A moderação do evento será com o pesquisador Maurício Lopes, ex-presidente da Embrapa e atual gestor do Portfólio TecBiomassa. Os debatedores são o pesquisador e chefe de P&D da Embrapa Suínos e Aves Airton Kunz, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA Ricardo Santin, a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa Mariane Crespolini e o apoiador técnico do Conselho Temático de Energia da FIEP Cícero Bley Júnior.
Ricardo Santin abordará sobre a importância das cadeias produtivas de suínos e aves no Brasil e as oportunidades para fontes renováveis de energia e biocombustíveis. Já Mariana Crespolini falará sobre a visão do mercado internacional em relação a pegada de carbono do complexo carne e as oportunidades de abertura de mercado à proteína animal brasileira. Airton Kunz trará a discussão da pegada de carbono das cadeias de suínos e aves do Brasil e o papel do biogás nesse processo. As expectativas do mercado de combustíveis para o biogás/biometano no agronegócio será o tema abordado por Cícero Bley.
De acordo com os debatedores, o objetivo do webinar é o de chamar a atenção para a inovação e a sustentabilidade do processo. "O biogás tem potencial para ser um combustível complementar sustentável, uma fonte renovável de energia que pode ser gerada em todo o Brasil. E, a cadeia de produção de carne consome muito combustível fóssil importado, como o diesel, ficando muito suscetível a variações de câmbio (dólar)", comenta o pesquisador Airton, um dos organizadores do webinar. Além desse aspecto e da poluição gerada pelas emissões de carbono e outros poluentes do ar, produzir biometano para consumo na própria cadeia pode significar redução de custos e geração de empregos e oportunidades na própria cadeia. Durante o webinar, os participantes discutirão arranjos e meios para que, com o know how de sistema de integração e de agregação de valor, a cadeia encontre meios de agregar valor por meio do biogás e do fertilizante.
As inscrições para o webinar são gratuitas e podem ser feitas no link https://materiais.cibiogas.org/webinar-especial-biometano-nas-cadeias-produtivas-de-suinos-e-aves.
Fórum
O webinar faz parte da programação prévia do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que acontecerá em Caxias do Sul-RS, de 29 de março e 1º de abril de 2021, no UCS Teatro e no Centro de Convivência da UCS. A programação inclui seminários técnico-científicos, reuniões com produtores, setor industrial, prefeituras, pesquisadores e instituições de ciência e tecnologia e palestras, além do espaço de negócios para empresas divulgarem seus produtos e serviços. Nos painéis serão debatidos o panorama do biogás e do biometano; arranjos cooperativos e parcerias público-privadas em projetos de biogás; biogás para energia elétrica; desafios e oportunidades para o biometano; biogás na indústria e na agropecuária e biogás de resíduos sólidos urbanos e esgoto. O último dia do evento está reservado para visitas técnicas para mostrar experiências e aplicações práticas de produção de biogás. A programação completa, os roteiros e outras informações estão disponíveis no site do evento, no endereço www.biogasebiometano.com.br.
O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, e toda a série de webinars, é uma realização CIBiogás, Embrapa Suínos e Aves e UCS, com organização da Sbera.
Assuntos do Momento

Abatedouro móvel é solução para reduzir abates clandestinos e impulsionar pequenos negócios
País tem 6 abatedouros móveis em funcionamento; normativa federal específica impede maior disseminação da tecnologia


Avicultores da Republica Dominicana sofrem com alta dos insumos
Em um ano os preços do milho e da soja aumentaram 41,4% e 40,8%, respectivamente

Milho e soja começam o ano com altas pelo país, aponta Cepea
O bom ritmo das exportações em dezembro e os preços elevados nos portos impulsionaram as cotações

Preços do frango caem e dos insumos sobem, aponta Cepea
De acordo com analistas, janeiro vem se caracterizando como um mês desfavorável ao avicultor

Aurora investe R$ 19 mi no conforto dos trabalhadores do frigorífico de aves de Erechim
Os investimentos estão concentrados em novo restaurante industrial, áreas de descanso e de apoio

Um basta na especulação - por Ricardo Santin
Em plena crise pandêmica, com perda do poder de compra da população, quem produz proteína animal se depara com altas de até 80% nos preços do milho e de 50% no farelo de soja