Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Financiamento

BNDES Giro está disponível ao setor de proteína animal

Medida visa redução de perdas do setor de proteína animal, que teve impactos com greve dos caminhoneiros

BNDES Giro está disponível ao setor de proteína animal

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibilizou a linha BNDES Giro, voltada ao fortalecimento de capital de giro das empresas, para que o setor de proteína animal, incluindo os setores de avicultura, suinocultura e pecuária bovina, possa minimizar os impactos derivados da greve dos caminhoneiros. 

O BNDES Giro é um programa destinado empresas de todos os setores e portes com necessidades de financiamento de capital de giro. Pode ser obtido diretamente com o BNDES ou através da rede de agentes financeiros parceiros. 
As operações podem ter referencial financeiro atrelado à Taxa de Longo Prazo (TLP) ou a taxa fixa BNDES (esta última somente para micro, pequenas e médias empresas, com faturamento até R$ 300 milhões por ano, somente nas operações indiretas automáticas). 

O financiamento em taxa fixa no BNDES Giro busca atender empresas que não querem ficar expostas a um passivo ligado à inflação. Já o crédito em TLP busca atender empresas com fluxo de caixa naturalmente ligado à inflação. 
Condições – O financiamento do BNDES para capital de giro de empresas visa aumentar a produção, o emprego e a massa salarial. A taxa de juros depende da forma de apoio, do porte do cliente e de cada item financiado. O BNDES Giro tem prazo de até 5 anos, com carência de 3 a 24 meses, nas operações indiretas automáticas (operações de até R$ 20 milhões); e 1 a 24 meses, nas operações diretas e indiretas não-automáticas. 

Nas contas do BNDES, a taxa fixa para o BNDES Giro, em operação com prazo de três a cinco anos, vai custar 9,5% ao ano mais o spread (remuneração) do agente financeiro. A estimativa de custo em 9,5% ao ano equivale a variação do DI mais 0,5% ao ano, no momento. A taxa será revisada mensalmente para novas operações. Uma vez contratado, o valor da taxa permanece o mesmo durante a vigência do contrato, dando previsibilidade sobre o custo da operação, e permitindo às empresas de menor porte mais controle e planejamento sobre os empréstimos. 

Mais informações sobre o BNDES Giro estão disponíveis aqui.