Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Receita

Bolo trufado de chocolate com laranjas kinkan em calda

Michel Roux, renomado chef de cozinha, apresenta no livro "Receitas com Ovos"

Bolo trufado de chocolate com laranjas kinkan em calda

receitaIngredientes

  • 475g de chocolate amargo (70% de cacau) picado em pedaço pequenos
  • Gotas de conhaque ou rum
  • 475ml de creme de leite fresco
  • Cacau em pó para polvilhar
  • 20 g de manteiga amolecida para untar a forma
  • 75 g de farinha de trigo, mais o necessário para polvilhar
  • 50 g de cacau em pó
  • 4 ovos médios em temperatura ambiente
  • 125 g de açúcar
  • 30 g de manteiga derretida e amornada

Para as laranjas

  • 16 laranjas kinkan bem maduras
  • 600g de açúcar

Modo de preparo

Prepare antes as laranjas kinkan. Coloque-as em uma panela pequena, cubra com água fria e leve ao fogo para ferver por 1 minuto, depois as resfrie em água corrente. Execute a operação mais duas vezes, escorra. Devolva as frutas à panela, adicione 600 ml de água e o açúcar, e deixe levantar fervura em fogo baixo. Reduza o fogo para manter a calda a 80ºC-90ºC. Escalde as frutas por 30-45 minutos, até que estejam ligeiramente cristalizadas. Transfira para uma tigela com a calda e deixe esfriar.

Para o bolo trufado, derreta lentamente o chocolate em banho-maria e deixe esfriar por alguns minutos.

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Unte com manteiga e enfarinhe ligeiramente uma forma de 20 cm de diâmetro.

Em uma tigela junte o açúcar e os ovos, bata por cerca de 12 minutos até que o batedor deixe um rastro em forma de fita ao ser erguido da mistura. (Pode bater na batedeira se preferir).

Acrescente a farinha aos poucos e incorpore-a delicadamente a mistura com uma espátula de silicone. Adicione a manteiga derretida e misture levemente, sem bater.

Despeje a mistura em forma redonda e leve para assar por 30 minutos, ou até que esteja pronta. Para testar, pressione levemente o centro do pão de ló com a ponta dos dedos, deve haver uma leve resistência e o pão de ló deve emitir um suave “chiado”. Assim que pronto, deixe esfriar por cerca de 3-4 horas.

Com uma faca serrilhada, recorte um disco do pão de ló de chocolate. Coloque-o sobre papel-cartão e posicione um anel de metal ao redor do disco de pão de ló, você pode usar uma forma de fundo removível para estar parte da receita. Umedeça o pão de ló com um pouco de calda de laranja.

Bata o creme de leite em uma tigela grande até que atinja o ponto de fita. Incorpore metade do chocolate derretida com o batedor manual, depois adicione o restante e misture. Despeje do anel de metal e espalhe até as bordas do anel com uma espátula de metal, tomando cuidado para não deixar espaços vazios. Alise a superfície com a espátula e leve à geladeira por 2 horas ou mais, até que esteja firme.

Para servir, aqueça o anel de metal por alguns segundos com um maçarico ou, com muito cuidado, na boca do fogão e remova-o. Polvilhe o bolo com cacau em pó e fatie. Sirva com as laranjas kinkan em calda.