Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bom exemplo

Cooperativas abastecerão hospitais e presídios com alimentos da agricultura familiar.

Da Redação 30/01/2003 – Cooperativas agrícolas fornecerão alimentos para escolas, presídios e hospitais públicos das regiões que desenvolvem projetos de agricultura familiar. Esta é uma das formas encontradas pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, para estimular o pequeno produtor, segundo informações da Agência Brasil.

Rossetto disse que a medida também contribuirá para reduzir os gastos das administrações. “Estamos discutindo uma articulação positiva entre a capacidade de compra pública do estado – incluindo os governos estaduais, municipais e federais – com a agricultura familiar”, disse.

O objetivo é descentralizar as compras do governo e estabelecer uma relação direta nas regiões com a agricultura familiar. Com isso, o governo estaria estimulando a produção e preservando a renda dos municípios nas regiões. “Estamos construindo várias articulações para que o fome zero seja gerador de emprego e de renda no campo brasileiro”, explicou.

Agricultura familiar

Segundo dados do último censo da agricultura familiar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 4,170 milhões de famílias vinculadas à agricultura familiar. Desse total, mais de um milhão localiza-se na Região Sul.

São consideradas de agricultura familiar as pequenas propriedades, com legislação variando em cada região. No Sul, por exemplo, só podem integrar o programa, projetos de no máximo quatro módulos, com 15 hactares cada um.