Boom de franquia de açougue na Argentina, mesmo com preços altos na pandemia

O segredo é oferecer um grande portfólio de produtos tendo a entrega como uma grande aliada. São pequenas instalações com pequenos custos fixos

Boom de franquia de açougue na Argentina, mesmo com preços altos na pandemia

Com preços altos, restrições e horários reduzidos, as redes de açougues quebram todas as barreiras e não param de se reproduzir na Capital Federal . Todos os dias surgem novas marcas, combinadas a aplicativos de entregas que aparecem hoje vencendo o clássico bairro de açougueiros de cabo de guerra.

O número um e o primeiro a surgir foi o RES , a rede nasceu da mão de um contador, filho de um açougueiro que entendia perfeitamente do negócio. A marca tem 120 lojas entre a Capital e a Grande Buenos Aires e pretende abrir 50 novas filiais até agosto.

“Em 2014 criei a marca e em 2017 comecei com franquias. Hoje tenho 30 lojas próprias, o restante são parceiros franqueados”, afirma Omar Onsari , dono da rede RES.

A marca está em plena expansão, está presente em todos os bairros de Buenos Aires, mas busca continuar crescendo e pretende abrir uma loja por semana, ou seja, pelo menos 4 por mês . “ Retomamos o plano de expansão a partir de setembro do ano passado, quando reabrimos as lojas ” , disse Onsari.

A chave para esses negócios é ter um custo fixo baixo . “ Nossas instalações são pequenas, buscamos que o aluguel não signifique mais do que 2% do total das nossas vendas”, reconheceu.

A verdade é que embora esse negócio ainda faça sucesso hoje,  o ticket “está reduzido em relação aos níveis pré-pandêmicos” , acrescentou o profissional.

De acordo com o último relatório do Instituto Argentino de Promoção da Carne Bovina (Ipcva), o preço da carne bovina em abril registrou alta de 3,4% em relação a março e de 65,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.

“ O fundamental é oferecer outros produtos, como carne de porco ou frango, que são opções mais baratas. Ter outras alternativas como linguiça ou hambúrguer de produção própria. Para nós é uma forma de enfrentar o aumento do preço da carne vermelha”, disse Onsari. reconhecido.

Segundo estimativas da Associação Argentina de Marcas e Franquias (AAMF), durante 2020 fecharam cerca de 6.000 pontos de venda franqueados de formatos tradicionais, mas por sua vez foram abertos outros 3.300 novos , mais adaptados às particularidades da nova normalidade. Esses tipos de negócios se destacam entre eles.

“Ou seja, o saldo líquido de um ano de pandemia foi uma queda de apenas 7% nos pontos de venda ou franquias , enquanto estatísticas gerais como a Fecoba mostram o fechamento de 22% dos negócios na Cidade de Buenos Aires”, reconheceram da AAMF.

“ O número de novos empreendimentos de franquia ao longo de 2020 mostra uma proporção maior de PMEs que, tendo se adaptado com sucesso à crise, decidiram utilizar o sistema de franquia como forma de acelerar seu crescimento , compartilhando seu know-how com investidores que optam por reduzir o risco começar por conta própria aderindo ao sistema de franquia ”, afirmou Susana Perrota , Presidente da AAMF.

No caso do RES, todo o pessoal foi treinado na mesma empresa. Uma forma não apenas de gerar funcionários, mas de ensiná-los um ofício. “Para mim é um motor social, mais do que econômico”, disse Onsari, referindo-se ao seu negócio.

A competição apareceu cedo. A rede Beef se instalou na cidade com um estilo de negócio muito semelhante, embora com muito menos filiais. Com forte presença no Centro da Capital, entrou no mercado com preços baratos e entrega em domicílio.

Ele é um ex-funcionário da rede Res que viu um potencial de crescimento no negócio e procurou sair e competir com seu antigo empregador. Algumas filiais da Beef têm sua própria entrega, enquanto a grande maioria está associada aos aplicativos que se tornaram protagonistas durante a quarentena estrita.

Além de ter os cortes típicos, as redes de açougue procuram oferecer uma proposta completa. Das milanesas e empanadas, as batatas fritas, os hambúrgueres e até as clássicas coxinhas de frango são hoje as opções que mais deram força e que as distinguem dos “seus concorrentes clássicos, os talhos de bairro”.

Dentro desta expansão e junto com o boom que este tipo de açougue teve, o Biffe Carnes Premium também se destaca com 9 filiais e uma grande presença na região norte.

Ofereça outro tipo de negócio. E é que todos os produtos são comercializados embalados a vácuo, com a particularidade de nenhum dos seus estabelecimentos ter talho.

Destaca-se pelos cortes premium , cada um especialmente selecionado e pela característica de serem peças pequenas, não sendo necessário comprar grandes quantidades. Também vendem outros produtos como queijos, sobremesas e até vinhos.