Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Botswana proíbe importação de aves da África do Sul após surto de influenza aviária

Autoridades de Botswana alertaram o público para ficar vigilante e relatar qualquer morte de aves domésticas e selvagens

Botswana proíbe importação de aves da África do Sul após surto de influenza aviária

O Ministério da Agricultura Botswana anunciou na quarta-feira (14/04) que proibiu a importação de aves e produtos avícolas da África do Sul depois que um surto de influenza aviária foi reportado em uma granja na África do Sul.

A África do Sul reportou na última terça-feira (13/04) que cerca de 300 aves morreram de influenza aviária em uma granja comercial de poedeiras em Ekurhuleni, a leste de Joanesburgo, com amostras da granja testando positivas para a cepa H5.

“Como resultado, a importação de aves domésticas e selvagens, seus produtos (carne, ovos e penas), da África do Sul é proibida com efeito imediato”, disse o Ministério de Desenvolvimento Agrícola e Segurança Alimentar de Botswana em um comunicado.

Após um surto da cepa H5N8 altamente patogênica da gripe aviária em 2017, que viu os avicultores abaterem milhões de aves, países vizinhos, incluindo Zimbábue, Namíbia e Botswana, proibiram as importações de aves da África do Sul.

As autoridades de Botswana alertaram o público para ficar vigilante e relatar qualquer morte de aves domésticas e selvagens aos escritórios veterinários.